Foram expostos trabalhos com história das etnias, influências, culinárias típicas e costumes - Foto: Fernando Silva

Alunos do CEM Joana Benedicta Rangel realizam nesta terça-feira (29/11) um dia de atividades dedicado ao projeto “Eu respeito todas as etnias” com exposição de trabalhos e cartazes que retratam a história das etnias e suas influências no Brasil, culinárias típicas, medicina africana, religiões, crenças e costumes chamando a atenção para o combate ao preconceito e à intolerância religiosa. Apresentações de peças teatrais, danças e poesias retratam situações de discriminação do cotidiano, inclusive em salas de aula, e destacam as diversidades de gênero, religiosa, raça e cor.

O professor e idealizador do projeto, Floredyl Domingos, ressalta a necessidade de mostrar as origens da cultura brasileira que é oriunda de vários tipos de povos. “Queremos provocar, com esse projeto, a consciência dos alunos e ajudar a elevar o conhecimento, principalmente, no momento atual que vivemos que é de muita radicalização e agressões”, afirma.

Centenas de alunos acompanham as atividades na quadra da escola. As apresentações foram organizadas por professores e alunos de diferentes disciplinas com o objetivo de formar a consciência crítica dos estudantes em relação a temas extraídos do convívio social e o respeito às diversidades como destaca a aluna da Turma 814, Isabella Araújo, de 14 anos. “Temos que mobilizar as pessoas para esse assunto, pois, hoje em dia, ainda tem muita gente preconceituosa. Devemos nos respeitar mutuamente para vivermos em um mundo melhor”, acrescenta. Uma homenagem com um minuto de silêncio foi feito por alunos e professores às vítimas do acidente aéreo com a equipe de futebol Chapecoense, de Santa Catarina, ocorrido na madrugada desta terça-feira na Colômbia.

 

Este conteúdo é protegido.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here