Participantes da reunião desta segunda montarão equipe que servirá de modelo para outros locais - Foto: Adriano Marçal

O prefeito Washington Quaquá anunciou nesta segunda-feira (28/11) a criação de comitês de bairros, que servirão para estabelecer um contato mais direto entre o governo e a população de Maricá. A primeira reunião foi realizada no Cinema Público Municipal Henfil, no Centro, com um grupo de aproximadamente 60 integrantes, que já devem iniciar as atividades nesta quinta-feira (01/12). Além de Quaquá, participaram do encontro o secretário executivo de Gabinete, José Carlos Azevedo, e o professor William Campos, que será um dos coordenadores dos grupos em 86 bairros da cidade.

De acordo com o prefeito, serão cinco grupos em cada bairro que farão a interlocução entre o governo e os moradores, levando as políticas públicas e dando acessos aos programas mantidos pela Prefeitura. “Já nesta semana, este grupo irá montar uma equipe piloto para ser o modelo em outros locais”, adiantou Quaquá, explicando que a ideia foi inspirada no Centro de Defesa da Revolução de Cuba. “É uma maneira de organização que obteve bons resultados por lá e creio que vai funcionar bem aqui durante a gestão de Fabiano Horta”, projeta o prefeito, que fez o anúncio dois dias após a morte de Fidel Castro, que liderou a revolução cubana.

William Campos disse também que os comitês, que serão compostos por cinco pessoas cada, terá reuniões semanais nos bairros para instruir os grupos que estarão nas comunidades, e que a meta é o grupo chegue a 500 integrantes no próximo ano.

“Será importante, por exemplo, que essas pessoas tenham conhecimento dos bairros onde vivem, que tenham raízes mesmo, para apontar as principais carências das localidades e trazer as reivindicações que são necessárias. As pessoas vão poder ajudar o governo e se ajudar também. O que estamos fazendo é inverter o fluxo de gestão, que será de baixo para cima”, garantiu ele.

Este conteúdo é protegido.