Crianças, gestantes e demais beneficiados precisam regularizar as condições do programa - Foto: Fernando Silva

A Secretaria Adjunta de Saúde de Maricá realizou nesta quarta-feira (23/11) o acompanhamento da saúde do programa federal Bolsa Família, que ocorre a cada seis meses nos municípios. A ação se concentrou na Centro de Educação Infantil Municipal Ondina de Oliveira Coelho, no Centro, onde uma equipe com duas enfermeiras, dois nutricionistas e uma assistente social conferiu peso e altura de adultos e crianças, além de verificar os cartões de vacinação dos pequenos e o de pré-natal das gestantes.

De acordo com a coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria Adjunta de Saúde, Elisa Simas Moraes, as informações coletadas são fundamentais na elaboração de estratégias de promoção da saúde e de vigilância alimentar dos beneficiários. Nesta ação foram atendidos alunos e familiares do programa federal, que foram comunicados através de avisos nas agendas dos estudantes.

“Os dados recolhidos nos mostram como estão os perfis da saúde, principalmente das crianças. Aqui avaliamos, por exemplo, se elas estão acima ou abaixo do peso ideal para a idade e também se o calendário vacinal está em dia”, explicou ela, que é a coordenadora geral deste trabalho em Maricá.

Elisa Simas informou ainda que a próxima ação do Bolsa Família está marcada para a próxima semana com o objetivo de alcançar os beneficiários do programa que usam o Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (SAREM), localizado próximo à rodoviária do Centro, entre a próxima segunda-feira (28/11) e o dia 1º de dezembro. Ela disse ainda que a coleta de dados pode ser realizada também em postos de saúde nos bairros e pede que os beneficiários não deixem de comparecer levando o cartão do Bolsa Família, o cartão de vacinação dos filhos e o de pré-natal, no caso das gestantes.

Este conteúdo é protegido.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here