Atividade realizada na UPA integra programação do Novembro Azul - Foto: Clarildo Menezes

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã promoveu sexta-feira (18\11) palestra  sobre prevenção ao câncer de próstata. Ministrada em outras unidades de saúde, a palestra faz parte do programa Novembro Azul, que acontece durante todo o mês de novembro. O evento foi uma realização da Subsecretaria de Atenção Básica e Saúde Coletiva da Secretaria Municipal Adjunta de Saúde. O palestrante foi o coordenador municipal do programa Saúde do Homem, enfermeiro Leandro Bastos, que resumiu a história do programa e sua atuação no país: “A ideia da campanha nasceu em 2003, na Austrália, devido ao aumento de casos de câncer de próstata e às campanhas femininas pela saúde da mulher. Em 2010, o programa foi oficializado no Brasil e, em 2012, implantado em Maricá”, contou.

Segundo o palestrante, até agora, e apesar da sua importância, apenas 10 cidades brasileiras,  sendo duas no Estado do Rio, implantaram o programa Saúde do Homem. “Inicialmente, a idade determinada para o exame era de 50 anos. A partir de 2010, foi criada uma lei que possibilita os homens fazerem o preventivo, que inclui o toque retal, a ultrassonografia pélvica e o PSA, a partir dos 40 anos. Somente os três exames podem dar ao médico um resultado mais completo”, comentou.

Ainda segundo Leandro, isto não quer dizer que, em casos especiais, como hereditariedade, comorbidades (outras doenças), sequelas medicamentosas, e outros, o paciente não possa fazer seu preventivo antes. “O programa atende homens na faixa dos 20 aos 59 anos. Temos uma equipe interdisciplinar, que atende de forma ambulatorial. A porta de entrada é com o clínico geral, que encaminha ao respectivo especialista”, afirmou ele. O coordenador acrescenta que o Instituto Nacional do Câncer registrou, de 2008 para cá, 69 mil novos casos da doença, que é agressiva, ficando em números, atrás apenas do câncer de pulmão, causado em sua maioria pelo tabagismo. “Quando o carcinoma (tumor do câncer de próstata) é descoberto, geralmente entrou em processo de metástase, daí a importância da prevenção, para tratamento de redução da glândula e melhoria de seu funcionamento”, completou. “Até os 20 anos, uma próstata normal pesa em torno de 20g. Ela fica situada entre a bexiga e o canal uretral. Com a idade, a tendência é crescer, ultrapassando o limite normal de 4,5 cm. Dificuldade para urinar, sangramento no esperma e mau cheiro da urina, são indicativos de uma glândula doente, e de que é preciso tratar”, adiantou.

Entre os cuidados que o homem deve tomar com sua higiene íntima estão a limpeza do local com água e sabonete ao menos duas vezes por dia, e enxugar bem. Antes de urinar, é importante lavar as mãos, para evitar qualquer tipo de contágio. Lavar o órgão genital, antes e após a relação sexual também é importante para a prevenção, pois a secreção vaginal pode causar irritação. O uso de preservativo é igualmente recomendado.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, os homens vivem em média menos sete anos que as mulheres. Algumas ações podem colaborar para uma melhor qualidade de vida:  ter uma alimentação balanceada; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; controlar o peso; praticar atividade física regularmente; não fumar. O diretor da UPA 24h, pediatra Paulo Abi Ramia, praticante de Triatlon e adepto a uma dieta saudável, disse que não há o que temer. “O homem, por conta de uma cultura machista, muitas vezes faz esse exame com certa idade, convencido por filhos ou netos. A prevenção é o melhor remédio, e isso inclui também alimentação mais natural e exercícios físicos para uma melhor qualidade de vida”, frisou. Não tinha essas informações, por isso não fiz o preventivo. Semana que vem mesmo vou procurar esse atendimento”, disse o vendedor de alimentos Vanilto Teles, 53, casado e pai de quatro filhos. “Saúde é tudo e começa na prevenção”, concluiu.

O programa Saúde do Homem atende em horário extra, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, no Centro de Diagnósticos (CDD), na primeira etapa do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, à Rua Domício da Gama, s\nº, Centro, Maricá, e no Ambulatório Péricles Siqueira Ferreira, à Rua Luiz Francisco da Silva Caetano, lote 10, Quadra 04, Centro, Maricá. Mais informações pelos telefones 2637-4098 ou 97112-4958.

Este conteúdo é protegido.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here