Imagem do Maricá Mais Verde na Praça de Bambuí
Moradores de Bambuí levaram espécies de mudas nativas da Mata Atlântica - Foto: Fernando Silva

A Praça de Bambuí recebeu nesta quinta-feira (17/11) mais uma edição do projeto “Maricá + Verde”, desenvolvido pela Secretaria Adjunta de Meio Ambiente. A iniciativa que distribui mudas de árvores da Mata Atlântica levou para o bairro 50 espécimes, entre elas, Canafistola (Peltophorum dubium), Jenipapo (Genipa americana), Ingá feijão (Inga marginata), Ipê rosa (Tabebuia pentaphylla), Ipê Amarelo (Tabebuia velloso), Saboneteira (Sapindus saponária), Cerejeira (Cerasus), Oiti (Licania tomentosa)Pau-Formiga (Triplaris americana) e ameixa-amarela (Eriobotrya iaponica). Grande parte das mudas que são doadas chegam até a secretaria através de mecanismos de compensação ambiental – por exemplo quando se corta uma árvore sem autorização, a multa é cobrada em forma de muda de mata nativa.

Quem levou para casa uma ou mais mudas preenchia um termo comprometendo-se a cuidar da árvore e era orientado sobre as características da espécie adotada. Morando há pouco tempo no bairro, Valéria Trilho, 50 anos, quer ajudar na preservação do meio ambiente. A funcionária pública e economista doméstica trabalhou na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG) e sabe bem a importância do plantio dessas mudas. “Comprei um terreno aqui e acabei descobrindo três nascentes. Quero plantar arvores para preserva-las”, comentou.

A preocupação ambiental também é assunto que interessa a comerciante Ana Maria Figueiredo, de 69 anos. Ela já participou de outras edições do “Maricá + Verde” em Bambuí e levou para casa um total de seis mudas nativas da Mata Atlântica. “Minha preocupação também é com as arvores frutíferas para atrair mais pássaros e outros bichinhos em busca de comida”, comentou. Morando há pelo menos dez anos no bairro, Ana Maria ressaltou que o projeto é muito bom. “As pessoas precisam valorizar esta iniciativa”, acrescentou.

Este conteúdo é protegido.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here