Imagem da qualificação de profissionais pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos
Professores e intérpretes foram qualificados pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos - Foto: Clarildo Menezes

Professores e intérpretes de libras da rede municipal de ensino de Maricá que lecionam para alunos com deficiência auditiva participaram, nesta quinta-feira (17/11), de uma palestra ministrada por profissionais do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), entidade de referência no setor. O evento foi realizado no Cinema Público Municipal Henfil, no Centro, e teve o comando dos também professores Luciana Andréia e Tiago Ribeiro, ambos do INES. Segundo eles, Maricá foi escolhida entre diversas outras cidades inscritas por oferecer uma boa estrutura e um ambiente receptivo a esses alunos.

“Aqui nós encontramos políticas públicas e estrutura bastante favoráveis aos surdos, que contam com salas de recursos, intérpretes e instrutores em bom número. Nosso processo seletivo avaliou esse perfil e trouxe essa formação continuada para os professores daqui”, afirmou Luciana que, durante sua palestra, falou da dificuldade de se trabalhar com crianças surdas até a promulgação da Lei Nacional de Libras, em 2002. “Foram anos de apagamento dessas pessoas, do tipo ‘se a gente não vê, a gente não se preocupa’, mas isso mudou bruscamente nos últimos anos”, afirmou.

Para a coordenadora de Ensino para Pessoas Surdas da Secretaria Adjunta de Educação, Flaviane Melo de Anchieta, a presença do INES em Maricá é algo para ser comemorado porque mostra que o sistema de atendimento a esses alunos funciona bem na rede. “O INES é uma referência mundial e é muito gratificante eles terem nos escolhido para essa formação.  É um sinal de que temos uma equipe que atende bem a quem precisa desse serviço”, ressaltou a coordenadora, afirmando que pretende ampliar o número de intérpretes para os 46 alunos surdos cadastrados na rede.

Este conteúdo é protegido.