Imagem de funcionários da Habitação com agentes da Defesa Civil
Funcionários da Habitação participaram da palestra promovida pela Defesa Civil Municipal - Foto: Divulgação

A Defesa Civil de Maricá realizou uma palestra sobre risco de desastres para servidores da Secretaria Adjunta de Habitação, atendendo uma recomendação da Assembleia Geral das Nações Unidas, com orientações sobre prevenção e aumento da capacidade de solução aos desastres relacionados aos fenômenos naturais. O coordenador operacional do órgão municipal, capitão Wellington Silva, discorreu sobre assentamentos precários, deslizamentos de encostas, inundações com riscos aos moradores ribeirinhos.

A secretária adjunta Maria Inez Pucello citou o processo de urbanização das cidades, considerado por ela intenso e desigual e que leva pessoas menos favorecidas a ocuparem áreas impróprias para moradia como encostas, margens de rios e lagoas. “Como consequência temos uma grande parte da nossa população vulnerável à ocorrência de acidentes envolvendo danos materiais e vítimas fatais”, avalia a secretária. “A palestra nos forneceu instrumentos para a elaboração e execução de politicas públicas de gerenciamento de riscos que se articulem com os programas habitacionais de interesse social, urbanização e regularização de assentamentos precários”, destacou. “A prevenção de riscos e deslizamentos de encostas provocadas por fortes chuvas, como as de 2010 e 2016, demostra o quanto esse planejamento pode auxiliar o governo municipal a diagnosticar e dimensionar o problema e implantar o plano de contingência para atuarmos nos períodos de maior precipitação pluviométrica”, reforçou Maria Inez, que espera que a iniciativa seja levada às outras pastas do governo vinculadas à questão.

Este conteúdo é protegido.