Imagem de alunos de karatê da EM Maurício Antunes no Boqueirão
Atletas de karatê da EM Maurício Antunes se preparam para outro desafio nacional - Foto: Clarildo Menezes

Dezoito atletas do projeto “Mais Educação” da Escola Municipal Maurício Antunes, no Boqueirão, disputarão nos próximos dias 11, 12 e 13 de novembro, em 27 modalidades, o Campeonato Brasileiro Interestilos, que acontecerá em Indaiatuba, São Paulo.

Dos participantes, Luiz Henrique Moreira, 11 anos, aluno do 5º ano da escola, faixa amarela, é medalhista mundial de karatê. Na última edição do mundial, realizada em junho deste ano, em Dublin, na Irlanda, Luiz ficou em 3º Lugar por equipe no estilo Kumitê (luta) e trouxe o bronze para Maricá. Rayane Sales, 13 anos, aluna do 7º ano do Ciep 259, ex-aluna da escola municipal, é outra campeã que vai à luta para trazer medalhas representando o projeto. Kevin Araújo, 18 anos, apesar de ser um dos mais velhos, é relativamente recente no esporte. “Pratiquei três anos e parei. Voltei há um ano e estou me esforçando bastante. Hoje, o karatê é tudo para mim. Pretendo trazer medalhas e me dedicar ao esporte”, adiantou.

A monitora Renata Rocha, 23 anos, 10 anos de karatê, diz que ela mesma é um exemplo de como o esporte transforma a vida das pessoas. “O karatê me incentivou nos estudos. Entrei como monitora do projeto ‘Mais Educação’ para a faculdade de Educação Física e pretendo me especializar como técnica, multiplicando a prática do esporte como fundamento para uma vida saudável”, disse a monitora, que ressaltou os resultados dos alunos em competições pelo mundo. “É a terceira vez que vamos a Indaiatuba (SP) e a segunda em que disputamos o Brasileiro. Trouxemos medalhas do Mundial na Irlanda, o que compensou todo investimento e sacrifício. Ter um bom resultado no Campeonato Brasileiro é pré-requisito para o Panamericano que acontecerá em 2017, na Argentina”, acrescentou.

A professora Manoela Carvalho, diretora geral da escola e coordenadora do “Mais Educação”, é toda empolgação. “Desenvolvemos diversas atividades através do programa. A escola tem sido referência nos esportes, e o mérito é de toda a equipe. Contamos com apoio da Secretaria Adjunta de Educação e também realizamos almoços de adesões com pais e alunos, rifas e atingimos nosso objetivo”, destaca a diretora. “O desempenho no esporte fez os alunos se dedicarem mais aos estudos e o resultado disso foi a classificação da escola entre os cinco primeiros lugares do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no triênio  2013/16”, completou.

Este conteúdo é protegido.