Secretaria Adjunta de Meio Ambiente doou mudas nativas em Araçatiba - Foto: Clarildo Menezes

Na manhã desta terça-feira, (08/11), uma edição especial do projeto “Maricá+Verde”, da Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente, levou até a lagoa de Araçatiba o plantio de mudas nativas na orla e também a distribuição de mudas gratuitamente para moradores que passavam pela Praça Tiradentes. O projeto de arborização e revitalização do município teve um ingrediente especial com a participação do estudante Marcelo Locks, de 11 anos, morador de Maricá, e um dos ganhadores de uma bolsa do projeto “Plantando o Futuro”, da Disney Amigos Transformando o Mundo. O local foi escolhido pelo estudante que convidou outros alunos das redes particular e pública da cidade para participar dos plantios.

Locks afirma que escolheu o local por ser um ponto muito visitado na cidade. “Escolhi a lagoa de Araçatiba para desenvolver o meu projeto com amigos do Colégio Santa Mônica e da rede pública, pois essa lagoa, além de ser muito bonita, é bastante visitada por turistas e a população utiliza para exercícios físicos diários. Desta forma, utilizando minha paixão por plantar e preservar a natureza quero sensibilizar as pessoas a contribuir na transformação de espaços agradáveis, plantando árvores e flores”, disse.

O projeto “Maricá+Verde” levou a ação ambiental e educativa em parceria com a Organização Social Civil Culturando Já. Foram plantadas cerca de 40 mudas entre plantas de jardim e árvores nativas como: ipê rosa (Tabebuia pentaphylla) e amarelo (Tabebuia alba), quaresmeira (Tibouchina granulosa), sibipiruna (Caesalpinia pluviosa) e palmeira imperial (Roystonea oleracea). A Secretaria Adjunta de Meio Ambiente realiza constantemente ações de reflorestamento e incentivo ao plantio de árvores nativas em diversos pontos da cidade.

O “Amigos Transformando o Mundo” convida jovens e suas famílias a se unirem para contribuir na proteção do meio ambiente por meio de pequenas ações cotidianas relacionadas a quatro temas-chave: mudanças climáticas, água, resíduos e habitat. As crianças podem aprender e se comprometer com práticas para preservar o planeta, acompanhar o impacto coletivo de suas iniciativas. A campanha foi lançada no Brasil em 2010 e percorre o mundo incentivando crianças a ajudarem o planeta.

Este conteúdo é protegido.