Imagem das aulas do Pré-Enem
Penúltimo dia de aulas aconteceu no Cinema Público Municipal Henfil - Foto: Clarildo Menezes

As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontecem neste fim de semana e os estudantes que fazem o curso intensivo gratuito preparatório Popular Yara Yavelberg tiveram nesta quinta-feira (03/11) mais uma aula preparatória. O curso acontece no Cinema Público Municipal Henfil, no Centro, e contou com alunos de várias idades e de diversos bairros da cidade. Embora a proximidade com as provas deixe um clima tenso, os professores Rodrigo Moura (Redação) e Willian Campos (História), que também coordena o curso, deixaram o ambiente bem descontraído.

A noite começou com o professor Rodrigo Moura falando sobre a estrutura de uma redação. Ele deu várias dicas do que fazer e não fazer quando se está escrevendo. Willian Campos falou sobre as constituições brasileiras de 1824 até 1988. “Estamos felizes porque temos alunos de varias idades e varias escolas. Estamos preparados para uma grande aprovação. Há mais de 30 dias tem tido aula todos os dias envolvendo mais de 300 alunos da cidade”, comentou.

Além de preparar os estudantes para a bateria de provas, o intensivo gratuito preparatório para o Enem está criando vínculos de amizade entre aqueles que estão se dedicando a uma das vagas. Vitória Marins, 19 anos, quer fazer Comunicação Social. Moradora da Barra de Maricá, conheceu Matheus Romulo, 17 anos, Juan Cataldo, 18 anos, e Barbara Paus, 21 anos, e Giovana Ferreira, 17 anos, durante as aulas. Eles se tornaram os porta-vozes do coordenador do curso. Os jovens ficam responsáveis por tirar cópias e distribui-las entre os alunos. Ajudam na organização, na montagem do projetor e fazem até o levantamento do material que será usado durante as aulas.

Matheus, que mora em Itaipuaçu, vai fazer Matemática. Para ele, o projeto tem sido uma verdadeira “mão na roda”. “Aqui todos são nota 10. A qualidade do curso é excepcional”, afirmou. A mesma opinião tem Juan, que mora em São José do Imbassaí, e quer fazer o curso de Direito. Barbara quer fazer Geologia. Moradora de Itaipuaçu, ela acrescentou que todos estão bem unidos e até fizeram um grupo num aplicativo de celular para trocas de mensagens. Esta união e o apoio dos estudantes tem impressionado William Campos que chegou a comentar sobre a dedicação dos alunos e sobre a expectativa das aprovações. “Estou muito confiante sobre a aprovação de grande parte destes jovens”, finalizou.

Este conteúdo é protegido.