Imagem de gado sendo vacinado na campanha contrea febre aftosa

Foi realizada nesta segunda-feira (31/10), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, uma palestra sobre febre aftosa. Promovida pela Secretaria Adjunta de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá, faz parte da segunda fase da campanha de vacinação, que será realizada entre os dias 03/11 e 30/11, e teve início às 14h. Direcionado para os pequenos produtores do município, o bate papo foi ministrado pela médica veterinária e chefe do Núcleo de Defesa Sanitária Animal do estado, Valéria Texeira.

Muitos produtores estiveram presentes durante as quase três horas de palestra, onde receberam informações indispensáveis para o combate a febre aftosa e principalmente referente ao procedimento de vacinação. “Foi muito importante e esclarecedor. Tirei muitas dúvidas. Muitos produtores desconheciam sobre o que foi falado, inclusive agora sabemos a quem devemos procurar para buscar ajuda ou relatar algum problema mesmo que não seja com a nossa propriedade”, ressaltou o produtor Francisco dos Santos, do Bananal.

A secretaria vacinará gratuitamente bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. São aproximadamente 800 animais de pecuaristas com rebanhos de até 60 cabeças. O secretário adjunto Rubem Pereira destaca que as vacinas somente serão doadas para os produtores que estiveram presentes neste encontro. “Realizamos esse encontro a cada seis meses. Anteriormente fazíamos somente a comunicação e a divulgação da palestra, porém tínhamos pouca adesão. Agora só vamos vacinar os rebanhos daqueles produtores que efetivamente participarem das palestras. Essa decisão, somada ao trabalho de comunicação  e divulgação, fez com que a participação dos produtores na reunião de hoje aumentasse de forma significativa”, afirmou o secretário.

A febre aftosa pode ser transmitida por meio de alimentos contaminados ou do contato com o rebanho infectado. A doença é altamente contagiosa e se espalha rapidamente. Os animais tem febre, aftas na boca, tetas e entre unhas, além de atingir as fendas dos cascos e articulações, causando mal estar e dificuldade na mastigação, por isso, todos os produtores são obrigados a imunizar os animais e comunicar o Núcleo de Defesa Agropecuária do estado até o dia 30/11. Atualmente o nível de satisfação referente a vacina está em 60% o que é considerado muito baixo. O objetivo é elevar esse nível para 90% no minimo. Para o alcance dessa meta é indispensável que a população seja devidamente conscientizada e participe. A responsabilidade da vacinação dos animais é do produtor.

Este conteúdo é protegido.00

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here