Imagem da palestra sobre câncer de mama na UPA
Enfermeira Renata Santos orientou pacientes sobre prevenção e tratamento do câncer de mama - Foto: Fernando Silva

Quem procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã na tarde desta quinta-feira (27/10), pode assistir também a uma palestra sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama em pleno hall de espera. A enfermeira Renata Santos, que atua na rede de saúde de Maricá, falou aos pacientes que aguardavam (na maioria mulheres) sobre como fazer o autoexame em casa a garantiu que, se detectada cedo, a doença tem chance de cura de 100%. O evento faz parte das atividades do Outubro Rosa, dedicadas à saúde da mulher.

Além de mostrar como se faz o exame e das formas de tratamento, Renata Santos falou sobre sua própria história. Ela contou que foi diagnosticada com um tumor na mama direita aos 29 anos e passou por todos os temidos sacrifícios para se curar, como perda dos cabelos e retirada da mama, já reconstruída. “O que devemos ter em mente é que um diagnóstico de câncer não é uma sentença de morte, e que o câncer de mama pode ser curado. Fala-se muito na prevenção, que é importante, mas sabemos também que 66% dos casos que são descobertos no início alcançam a cura, por isso o autoexame pode fazer a diferença” , reiterou a enfermeira, hoje com 32 anos.

Outro alerta feito por Renata foi sobre as leis que amparam pacientes com câncer e, em especial, o de mama. A lei 11.664, de 2008, garante a realização gratuita do exame de mamografia, enquanto a lei 12.802 (de 2013) permite a reconstrução imediata da mama após a cirurgia de mastectomia, também de graça. Há ainda a lei 12.732, de 2012, que garante o início do tratamento para qualquer modalidade de tumor em até 60 dias após o diagnóstico. Para buscar esses direitos, o paciente deve procurar a Defensoria Pública Estadual.

Entre as mulheres que estavam na espera, a palestra foi muito bem recebida. “Adorei ouvir essa aula sobre a doença, uma informação ótima para nós. Acho que devia ter mais vezes em outras unidades e também nas escolas”, sugeriu a dona de casa Elaine de Jesus Silva, de 28 anos e moradora de Itaipuaçu, afirmando que vai passar a fazer o autoexame. “Nunca faço, mas vou mudar isso depois de hoje”.

Assim como Elaine, que tinha levado os filhos para uma consulta, quem também gostou foi Thaís Santana Trindade, de 21 anos. “É bom ter essa informação aqui, num local o de a gente busca saúde. Vou passar a me cuidar mais agora“, garantiu a também dona de casa.

 

Este conteúdo é protegido.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here