Imagem de alunos participando de brincadeiras na EM Joaquim Eugênio
Alunos participaram de brincadeiras como a história de "Chapeuzinho Vermelho" - Foto: Clarildo Menezes

Os alunos da EM Joaquim Eugênio dos Santos, na Mumbuca, apresentaram nesta quarta-feira (26/10), no período da manhã, o primeiro de dois dias da Feira Integrada que tem como título “Ciências, Artes e Diversas Linguagens”. A atividade, aberta ao público, foi um misto com histórias infantis, poesia, literatura e música.

A escola atualmente atende a 390 alunos da Pré-Escola ao 5º ano, sendo que até o 3º ano os alunos estudam em horário integral. Na sala da Pré-Escola, a história de “Chapeuzinho Vermelho” era o destaque. A “turminha” ficou responsável pelos contos e desenhos pintados à mão, recortes e montagens faziam parte da exposição que levava o visitante ao mundo do “faz de conta”. A vida do diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta, cantor e compositor Vinícius de Moraes foi apresentada pelos alunos do 1º ano. A sala tinha exposta grande parte do trabalho do carioca autor do livro “A Arca de Noé”, que teve sua primeira publicação em 1970.

O corretor de imóveis Alexandre Lopes, 39 anos, tem dois filhos na escola e se mostrou muito satisfeito com as atividades. “O trabalho aqui está maravilhoso. As crianças aprendem sobre a cidade. Criam uma identidade com o município”, avaliou. A turma do 2º ano mostrou quadros pintados pelos próprios alunos com paisagens da cidade. Artesanato com conchas e voltados para a pesca também faziam parte do trabalho, que contava ainda com vários artefatos indígenas. Aos sete anos e morando no Flamengo, Endrill Oliveira foi um dos estudantes que apresentavam a vida e obra do artista plástico Di Branco. Para ele, fazer o trabalho foi uma diversão e aprendizado. “Gostei de saber sobre o artista que mora pertinho da escola, e trabalhar junto com meus amigos aqui”, afirmou.

Brinquedos e brincadeiras foi o tema escolhido pela turma do 3º ano. A sala estava repleta de brinquedos feitos com reciclados e recicláveis. Na sala ao lado, o quarto ano apresentou esculturas do artista Assis Silveira, também morador de Maricá. Os alunos falaram ainda da história do trem no município e do aeroporto da cidade. O quinto ano apresentou a literatura das regiões do Brasil. A sala estava escura, com uma trilha no chão pintada com tinta fluorescente que levava o visitante a conhecer José Veríssimo, Mario Quintana, Cora Coralina, Mauricio de Souza e Jorge Amado. Em cada apresentação os alunos se empolgavam ao apresentar o que haviam descoberto sobre os escritores. Os desenhos que ilustravam as explicações também brilhavam no escuro.

A diretora Carla Dias disse que a atividade é fruto do trabalho desenvolvido durante todo o ano na escola. Para ela, a empolgação dos estudantes em participar e estudar para repassar o que aprenderam é o melhor do projeto. “Foram dois dias montando tudo aqui. As crianças se dedicaram ao máximo e estão de parabéns”, destacou.

Este conteúdo é protegido.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here