Equipe do projeto distribuiu mudas nativas da Mata Atlântica aos moradores de Jaconé

O bairro de Jaconé recebeu pela primeira vez, nesta quinta-feira (20/10), o projeto “Maricá Mais Verde” que este mês está homenageando a campanha do Outubro Rosa. Realizado pela Secretaria Adjunta de Meio Ambiente, o projeto levou ao bairro mudas de Ipê Amarelo (Handroanthus ochraceus), Ipê Verde (Cybistax antisyphilitica), Ipê Roxo (Handroanthus impetiginosus), Oiti (Licania tomentosa), Jacarandá Mimoso (Jacaranda mimosifolia), Jenipapo(Genipa americana) e Pitanga(Eugenia uniflora). A tenda da secretaria foi montada na Estrada Velha de Jaconé, próximo ao radar e movimentou o local. Foram doadas 22 mudas de várias espécies nativas da Mata Atlântica.

O programa roda o município desde 2014 e já distribuiu e plantou mais de 16 mil árvores de espécimes diferentes. Educadora Ambiental da secretaria, Ana Paula Kaya afirmou que a intenção do projeto é ajudar na criação de uma consciência ambiental entre os moradores da cidade. “Estamos trabalhando para que os moradores desenvolvam o hábito de plantar e preservar, ajudando a ampliar as áreas verdes da cidade”, apontou.

Moradora do bairro, Sandra Mara Viana dos Santos, 48 anos, levou a filha Gabriela Viana Muniz, 10 anos, para participar do projeto e escolher o que levar para plantar no portão de casa. A autônoma e a estudante levaram para plantar duas mudas de Ipê e uma pitangueira. Segundo Sandra, as duas adoram plantas e ver o Maricá Mais Verde foi um facilitador para ajudar no reflorestamento da cidade. “Quero ver mais vezes o projeto aqui. Sempre que puder foi onde o Maricá Mais verde estiver para pegar mais mudas”, ressaltou.

A próxima edição do projeto vai acontecer no dia 27/10, na Praça Orlando de Barros Pimentel, finalizando as homenagens ao programa contra o Câncer de Mama. Para levar uma muda para casa, o interessado tem que ser maior de idade e assinar um termo se comprometendo a cuidar da árvore, além de receber material informativo sobre os cuidados necessários e de quanto espaço a muda precisa para crescer de forma adequada.

Este conteúdo é protegido.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here