O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Região Oceânica (localizado na Avenida Maysa Monjardim), vinculado a Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, realizou, na segunda-feira (17/10), às 14h, o primeiro encontro do grupo de gestantes e mães, na unidade. A reunião foi marcada pela palestra sobre “Autoestima na gestação” com o coordenador do programa de Educação em Saúde – da Secretaria Municipal Adjunta de Saúde – Gilson Andrade e com a equipe do posto de saúde de Guaratiba.

Gilson abordou as diversas transformações físicas e hormonais que a mulher passa no período da gestação, além de esclarecer sobre o medo do parto, da maternidade e, principalmente, sobre os cuidados com a saúde antes, durante e pós-parto. As participantes debateram e trocaram experiências. “A mulher têm que estar bem em todos os sentidos neste período para garantir a qualidade de saúde para o bebê”, relatou Gilson.

Segundo a coordenadora do CRAS, Catiúcia Guzzon, a iniciativa da formação do grupo é para sanar muitas dúvidas das gestantes que são atendidas no equipamento e orienta-las sobre seus direitos e deveres. “É necessário ofertar a elas informações sobre a gestação e o significado de ser mãe. Agradeço a parceria com a saúde que direcionou a palestra em um bate-papo descontraído e fez com que todas participassem, fortalecendo os vínculos do grupo”, destacou Catiúcia.

Rafaella Silva de Moura, de 23 anos, moradora de Guaratiba e gestante de 3 meses, achou a ação diferenciada do que já participou na primeira gravidez. “A palestra foi legal e muito interessante. Na primeira gestação já tinha passado por um grupo de gestantes, mas era bem diferente, aqui trocamos ideias e experiências, ajudando umas as outras”, contou Rafaella. Já Ilma Amparo de Moura, de 42 anos, acompanhou sua filha que está grávida de 6 meses. “Minha filha precisava destas orientações. Estaremos aqui em todos os encontros para tomarmos os cuidados necessários com minha netinha”, disse Ilma.

Para participar do grupo, as gestantes e mães devem entrar em contato com a recepção do CRAS Região Oceânica. Mais informações pelo telefone 2648-8049, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Este conteúdo é protegido.