Imagem de palestra sobre prevenção ao câncer de mama no CAPS
Usuários e familiares esclareceram dúvidas sobre prevenção ao câncer de mama - Foto: Amanda Neto

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, através do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), realizou nesta quinta-feira (20/10) o evento ‘Outubro Rosa, prevenir é melhor’. Por meio de uma palestra, usuários e familiares da unidade foram orientados sobre a importância da conscientização a respeito da prevenção do câncer de mama.

Palestrante do encontro, Maria Magdalena Kelly Pinto, coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA) destacou a importância de se detectar precocemente o câncer de mama e o câncer de colo de útero. “A maior intenção com a detecção precoce é o encaminhamento acontecer em tempo oportuno para o tratamento”. Ainda segundo ela, “o exame preventivo e o clínico das mamas são essenciais”, disse a coordenadora, que chamou a atenção para a importância da prevenção em mulheres e homens.

Os usuários participaram e tiraram dúvidas. Teresa Cristina Vieira tem 52 anos, fará as provas do Enem e aproveitou a oportunidade para fazer várias perguntas. “Maravilhosa palestra. Nota 10”, avaliou Teresa. Corina Maria de Souza também é usuária da unidade e tem 60 anos. Ficou feliz em receber uma rosa de papel em um lápis como lembrança do encontro e se lembrou que precisa fazer o exame preventivo. O evento contou com a presença de familiares, que também participaram. Foi o que aconteceu com o aposentado Jair Bastos dos Santos, 73 anos. Ele testemunhou que teve câncer de próstata. “A prevenção é importante para se descobrir a doença e tratá-la. Só estou aqui hoje porque me tratei”, disse Jair.

Coordenadora do CAPS, Franciny Freitas Azevedo explica que para fazer parte dos atendimentos realizados na unidade, os usuários são recebidos por demanda espontânea e também por encaminhamento via rede de atenção básica do município. “A pessoa precisa se dirigir ao serviço, onde será acolhido e agendado o primeiro atendimento que será realizado por um dos integrantes da equipe técnica”. Ainda segundo a coordenadora, esse primeiro contato visa realizar uma primeira avaliação do caso. “A conduta posterior dependerá desse atendimento”, finalizou Franciny.

O CAPS fica na Rua Clímaco Pereira, 241, Centro. O telefone é 2637-2578. O Centro de Apoio Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD) localiza-se na Rua Clímaco Pereira, 259, Centro. O telefone é 2637 6830. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Este conteúdo é protegido.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here