Imagem da campanha do Dia D
Dia D acontece sábado (22/10) em todas as Unidades Básicas de Saúde do município

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, em alusão à Campanha ‘Outubro Rosa’ realizará no próximo sábado, 22/10, o dia ‘D’ de Coleta do Exame Preventivo ou Papanicolau. Todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade realizarão a coleta do preventivo e o exame físico das mamas, das 8h às 17h. Serão realizadas diversas atividades educativas nos postos, tais como palestras com orientações sobre como realizar o autoexame das mamas, a importância do exame preventivo e outros temas.

O evento visa estimular a participação popular, em especial das mulheres, na prevenção do câncer de mama através do autoexame e do câncer de colo de útero, por meio do exame preventivo.  A decisão de abrir todos os postos de saúde em um sábado tem como um dos objetivos colher o preventivo e realizar atividades de promoção à saúde. A intenção é facilitar o acesso às mulheres que trabalham ou realizam outras atividades como cuidar da casa e dos filhos e acabam não conseguindo tempo para cuidar da saúde.

No Dia ‘D’, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde, mulheres com idade de 50 a 69 anos e, também aquelas em que, durante o exame físico das mamas, for observada a necessidade, receberão um pedido de mamografia. Quem receber o pedido de mamografia não precisará se preocupar com o agendamento do exame. Para a usuária que for cadastrada em Unidades de Saúde da Família, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) entregará o pedido com a data marcada na residência da paciente. Quem receber o pedido em unidades que não possuem ACS deverá retornar à unidade (onde recebeu o pedido), para saber a data agendada.

Para participar do dia ‘D’ e realizar o exame preventivo e o físico das mamas é possível ir ao posto de saúde e agendar com antecedência ou por livre demanda, ou seja, quem chegar no dia 22, mesmo sem realizar o agendamento, terá seu exame realizado. Basta ser residente de Maricá, apresentar documento de identidade, CPF e cartão do SUS.

O Outubro Rosa foi lançado em 1990 por uma fundação americana, em Nova York, pela luta contra o câncer de mama, tendo como principal símbolo a fita rosa. A intenção principal é conscientizar mulheres, homens e crianças, quanto à prevenção do câncer de mama, focando a prevenção, estendendo-se ao de colo de útero.

 

Este conteúdo é protegido.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here