Imagem de palestra sobre dengue no CRAS Itaipuaçu
Palestra abordou sobre a proliferação do aedes aegypti transmissor da dengue, zika e chikungunya

A Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itaipuaçu, promoveu, nesta quinta-feira (13/10), uma palestra sobre o mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya para os grupos de gestantes e idosos. Em parceria com a pasta de Saúde, os agentes da Educação em Saúde, Rosana Monteiro, Meniê Carvalhal e Marcio Monteiro ministraram a palestra para alertar sobre as medidas de prevenção contra a proliferação do mosquito, que se intensifica no verão.

Meniê Carvalhal iniciou o encontro destacando as atitudes a serem tomadas em casa e nos arredores para evitar a criação do Aedes Aegypti, pois esta é a melhor alternativa para evitar uma proliferação das doenças transmitidas pelo mosquito. Foi destacado sobre a importância dos cuidados no período gestacional. “Os cuidados devem ser redobrados em gestantes, pois os fetos podem contrair o vírus e nascerem com microcefalia. Então, além de vistoriarem suas casas para eliminar todos recipientes que possam acumular água, é recomendado que andem de calças compridas e usem sapatos fechados ou meia. Outra opção recomendada pelo Ministério da Saúde é o uso de produtos repelentes de uso tópico, que podem ser aplicados diretamente na pele”, informou Meniê.

Ainda na ação os agentes sanaram as dúvidas dos presentes quanto aos sintomas e tratamento. “Manchas vermelhas na pele com coceira, febre, olhos vermelhos (sem coceira e sem secreção), inflamação ou dor nas articulações, dor muscular, dor de cabeça e dor nas costas são os principais sintomas. Logo que aparecerem estes sinais procurem o serviço de saúde para uma orientação adequada”, explicou Rosana.

Para a secretária adjunta de Assistência Social, Laura Costa, o principal objetivo destas ações é de conscientização. “A Assistência Social atua de forma muito próxima da população, é multiplicadora da ação, orientando e conscientizando no combate a este mosquito. É muito importante o engajamento de toda sociedade civil nessa batalha pela vida”, disse Laura.

Daniele Barouco Henrique, de 33 anos, participa do grupo de mães e gestantes no CRAS Itaipuaçu e contou sobre a importância de todos na prevenção contra o mosquito. “A palestra foi ótima para alertar que cada um faça sua parte. A minha sobrinha de 4 anos teve dengue e desde então todos em casa nos prevenimos ao máximo”, relatou. O aposentado Jonas Pereira, de 71 anos, se comprometeu em cuidar mais do próprio quintal. “A palestra foi esclarecedora. Agora mesmo vou limpar o meu quintal como me ensinaram aqui”, afirmou. “Vou evitar que fiquem poças de água, não acumular lixo e irei limpar minha calha”, disse Jonas.

Este conteúdo é protegido.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here