Imagem da campanha Outubro Rosa em um posto de saúde
Dia D do exame preventivo acontece dia 22/10 em todos os postos de saúde - Foto: Clarildo Menezes

Em alusão à Campanha ‘Outubro Rosa’, a Secretaria Municipal de Saúde realizará no sábado (22/10), o dia ‘D’ de Coleta do Exame Preventivo ou Papanicolau. Todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade realizarão a coleta do preventivo e o exame físico das mamas, das 8h às 17h.

Durante o evento serão realizadas diversas atividades educativas nos postos, tais como palestras com orientações sobre como realizar o autoexame das mamas, a importância do exame preventivo e outros temas. “O evento visa estimular a participação popular, em especial das mulheres, na prevenção do câncer de mama através do autoexame da mama e do câncer de colo de útero, através do exame preventivo.  A decisão de abrir todos os postos de saúde em um sábado tem como um dos objetivos colher o preventivo e realizar atividades de promoção à saúde”, afirma Luana Cano, coordenadora do Programa Estratégia Saúde da Família.

Segundo a superintendente de Atenção Básica, Luana Duarte, a intenção é facilitar o acesso às mulheres que trabalham ou realizam outras atividades como cuidar da casa e dos filhos e acabam não conseguindo tempo para cuidar da saúde. Durante o Dia ‘D’, as mulheres com idade a partir de 40 anos e também aquelas em que durante o exame físico das mamas, for observada a necessidade, receberão um pedido de mamografia que deverá ser agendada através da Central de Regulação, que fica localizada no anexo ao lado do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro de Maricá.

Para participar do dia ‘D’ e realizar o exame preventivo e o físico das mamas é possível ir ao posto de saúde e agendar com antecedência ou por livre demanda, ou seja, quem chegar no dia 22, mesmo sem realizar o agendamento, terá seu exame realizado. Basta levar cartão do SUS e documento de identidade. Vale destacar que todas as pessoas que comparecerem, mesmo sem documentos, serão atendidas e farão o exame.

“A maior dificuldade de a mulher praticar o autoexame das mamas está relacionada ao medo de encontrar algo que para ela significaria uma sentença de morte, o que não é verdade”, destaca a médica ginecologista e subsecretária de Atenção Básica, Claudia Souza. “O diagnóstico precoce, muitas vezes, a poupa da mastectomia radical (retirada completa da mama), retirando-se apenas um segmento e o melhor com índices de cura muito elevados”. Ainda segundo ela, a mulher deve fazer o autoexame uma vez por mês, de preferência no período pós-menstrual, quando as mamas estão menos densas. “No caso de se notar modificação da textura da pele da mama, ou seja, aspecto semelhante à casca de laranja, inversão do bico do peito, saída de secreção com sangue ou nódulos palpáveis, a mulher deve imediatamente procurar por um serviço de saúde. Isso vale também para o homem, pois ele também pode ter câncer de mama. Cabe ressaltar, que a opinião do marido ou companheiro ao detectar algo diferente na esposa, deve ser levada em consideração”, destaca a médica.

O Outubro Rosa foi lançado em 1990 por uma fundação americana, em Nova York, pela luta contra o câncer de mama, tendo como principal símbolo a fita rosa. A intenção principal é conscientizar mulheres, homens e crianças, quanto à prevenção do câncer de mama, focando a prevenção, estendendo-se ao de colo de útero.

Este conteúdo é protegido.