Imagem do plantio de ipê rosa na aldeia indígena em São José do Imbassaí
Mulheres que participaram do Circuito Ecológico e índias plantaram ipês rosas na aldeia - Foto: Clarildo Menezes

Uma ação do programa Maricá Mais Verde, da Secretaria Adjunta de Meio Ambiente, na aldeia guarani Tekoa Ka’Aguy Ovy Porã (Mata Verde Bonita, em língua indígena), em São José de Imbassaí, marcou no último domingo (09/10) as celebrações do Outubro Rosa, para conscientização sobre o combate ao câncer de mama. Foram plantadas 23 mudas de Ipê Rosa (Handroanthus heptaphyllus) na entrada da aldeia e o plantio foi feito por mulheres da comunidade indígena e também das que participaram do Circuito Ecológico Caminhos de Maricá, que teve a região como roteiro, projeto da Secretaria Adjunta de Turismo.

O cacique da aldeia, Darcy Tupã, falou aos presentes sobre a importância do Maricá Mais Verde para a preservação da floresta nativa e a coordenadora de Ações pedagógicas do programa, Paula Kaya, destacou que a ideia de juntar ações de reflorestamento e prevenção em saúde aumenta a conscientização para ambas as causas. Ela antecipou ainda que haverá novos plantios na localidade para, além de reflorestar, também irão embelezar a entrada da comunidade indígena, transformando-a em uma alameda. Ao final, todos participaram de uma almoço cujo prato servido foi o xipá, tradicional alimento á base de mandioca.

A próxima ação do programa Maricá Mais Verde, que oferece grátis mudas de espécies nativas da mata atlântica, será na praça de Ponta Negra nesta quinta-feira (13/10). Neste mês, a iniciativa será realizada ainda em Jaconé (Rua 96, no dia 20) e Centro (Praça Orlando de Barros Pimentel, dia 27).

Este conteúdo é protegido.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here