Prefeitura doa mudas nativas no bairro Pedreiras
Projeto distribuiu mudas nativas nesta quinta-feira (06/10) para moradores do bairro Pedreiras - Foto: Clarildo Menezes

O bairro das Pedreiras recebeu na manhã desta quinta-feira (06/10) mais uma edição do Projeto “Maricá Mais Verde”, desenvolvido pela Secretaria Adjunta de Meio Ambiente. A distribuição das mudas de Mata Atlântica aconteceu próximo à Estação de Tratamento de Esgoto, na Rua José Pinheiro. Devido à chuva, poucas pessoas foram ao local. Mas mesmo assim, 24 mudas foram distribuídas. Quem levava para casa uma ou mais delas, era orientado sobre as características da espécie e preenchia um termo se comprometendo a cuidar da árvore.

Morador no bairro, Wanderlei Luiz Parreiras Filho, 50 anos, levou cinco mudas, entre elas Pau Formiga (Triplaris americana), que foi produzida no próprio viveiro da secretaria, localizado no Caxito. As mudas que são doadas chegam até a secretaria através de mecanismos de compensação ambiental – por exemplo quando se corta uma árvore sem autorização, a multa é cobrada em forma de muda de mata nativa.

A dona de casa Dulcineia Guedes Pacheco, 65 anos, quando ficou sabendo que o projeto iria para o bairro não pensou duas vezes. “Acho ótimo o projeto. Ainda mais por que adoro plantas, árvore, verde”, afirmou ela, que levou uma Quaresmeira (Tibouchina granulosa) e aproveitou para pedir que o projeto “Maricá Mais Verde” retorne outras vezes ao bairro. O mesmo pedido foi feito por Júlio César Cardozo, 45 anos, que é nascido e cresceu nas Pedreiras. De família tradicional do bairro, ele viu de perto o desenvolvimento do local. “Aqui tinham muitas árvores, mas foram construindo casas e derrubando o verde. Acho muito importante esta iniciativa da prefeitura”, destacou.

A coordenadora do Maricá Mais Verde, Denise Amorim e a coordenadora de Ações Pedagógicas do projeto, Paula Kaya, destacaram que, por conta da cidade ser muito grande e ter muitos bairros a visitar, fica difícil voltar com maior frequência aos locais, mas nada impede que a pessoa possa retirar a muda em uma ação que não seja no bairro onde ela mora. A próxima campanha acontece na quinta-feira (13/10), a partir das 9h, na Praça Nossa Senhora das Graças, em Ponta Negra. Entre as mudas que podem ser encontradas estão a Grumixameira (Eugenia brasiliensis), Ipê branco (Tabebuia roseoalba), amarelo (Tabebuia serratifolia), Palmeira Jussara (Euterpe edulis) e Jenipapeiro (Genipa americana).

Este conteúdo é protegido.