Foram realizadas palestras e atividades como aquecimento, alongamento e verificação de pressão arterial - Foto: Clarildo Menezes

As Estratégias Saúde da Família (ESF) Inoã I (Caio Figueiredo) e Chácara de Inoã realizaram na manhã desta quinta-feira, 29/09, o evento ‘Hiper Dia da Saúde’. O encontro aconteceu na Igreja Congregacional de Inoã e teve como objetivo informar a população no que diz respeito aos cuidados para prevenir a hipertensão arterial e o diabetes. Na ocasião foram realizadas palestras com médicos da família (médicos do Programa Mais Médicos) e atividades tais como aquecimento, alongamento, verificação de pressão arterial, café da manhã, teatro educativo e verificação de glicemia, de pressão e do peso e da altura. Pacientes diagnosticados com hipertensão e diabetes foram cadastrados no Programa Hiperdia (Hipertensão e diabetes) para que o acompanhamento seja feito.

A população participou e tirou dúvidas. Edemir Martins Cespedes tem 64 anos. Ele verificou a pressão e a glicose. “Sou hipertenso. É bom a gente sempre verificar e cuidar da saúde”, disse Edemir. Para Maria do Amparo Machado, de 84 anos, a satisfação também foi demonstrada. “Tenho pressão alta. Eu nem vinha, mas a enfermeira me trouxe. Foi muito bom para mim”, disse Maria do Amparo. A dona de casa Madalena da Silva Elizeu tem 46 anos e prestou atenção à palestra. “Na minha família tem gente com diabetes. Foi ótimo receber orientações. E ainda verifiquei minha glicose”, complementou Madalena.

A médica Liudmila Bebert Pérez atende na ESF Caio Figueiredo e foi uma das palestrantes do encontro. Ela destaca a importância da prevenção e falou sobre cuidados necessários. “É preciso uma dieta com alimentos que não sejam muito salgados. Também é importante reduzir a gordura e as bebidas alcoólicas. Além disso, fazer exercícios físicos é fundamental”, disse a médica. Quem também orientou foi o médico Joel Miguel Milera, da ESF Chácara de Inoã. Segundo ele, muitas vezes a pessoa está com pressão alta e não sabe. “É uma doença que não tem sintomas. A hipertensão é silenciosa. Para prevenir é necessário acompanhamento médico. Não é apenas trocar uma receita. Precisa de avaliação do peso, da pressão e procurar sintomas nas consultas médicas”, destacou o médico.

A enfermagem responsável pelo evento lançou um desafio e convidou a comunidade a participar de uma caminhada junto com a equipe de saúde, todas as quintas-feiras, às 8h, visando os cuidados mental e físico. O evento terminou com um saudável café da manhã.

Este conteúdo é protegido.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here