Imagem do Espraiado de Portas Abertas
Visitantes puderam experimentar comidas com muita música no Espraiado de Portas Abertas

Aconteceu no último domingo (25/09) a penúltima edição deste ano do projeto “Espraiado de Portas Abertas”. Realizado por moradores e comerciantes do bairro e com apoio da Secretaria Municipal Adjunta de Turismo de Maricá, o evento de turismo ecológico e rural faz parte da agenda oficial da cidade e acontece bimestralmente desde 2010. Para esta edição a programação trouxe atrações diferenciadas e opções para os visitantes. A chuva fraca, porém permanente interferiu na realização de algumas das atrações, mas não impediu que os bares, restaurantes e ranchos do circuito espalhados pelos sete quilômetros da Estrada do Espraiado oferecessem comida típica, música, cultura e diversão.

Com o início oficial previsto para as 11h, logo cedo já era possível encontrar a equipe do projeto “Maricá Mais Verde”, da Secretaria Municipal Adjunta do Meio Ambiente, realizando doações de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. O projeto percorre os bairros da cidade fazendo a distribuição e incentivando moradores a realizarem o plantio. Além desse programa, outras duas atividades da Secretaria Municipal Adjunta de Turismo foram oferecidas: o Circuito Ecológico e o Pedala Maricá (os dois projetos se uniram formando o passeio por trilha de bicicleta).

Os shows aconteceram em vários pontos e horários, com o grupo Amigos da Cultura se apresentando no Bar do Benedito; Givan e Junior no restaurante Costela Fogo de Chão, Sidney Santos no Sitio do Riacho, Baiano no Cantinho da Dilma, Leandro Junior no Bar do Cauby e muitos outros. Um dos lugares mais visitados foi o Ateliê da Tia Ilma, onde, além da exposição de obras do artesanato local era possível apreciar tapeçarias típicas do Esrpaiado. A técnica utilizada foi desenvolvida por Madeleine Colaço, considerada um dos nomes mais importantes da tapeçaria brasileira.

Os visitantes também puderam aproveitar pratos regionais, além de doces, bolos, queijos caseiros e frutas.  O prato principal desta edição foi o Frango à moda Caipira. Pela primeira vez participando no Espraiado de Portas Abertas, a professora Luna Morena afirmou que valeu a pena conhecer o projeto. “A chuva deu um clima aconchegante. A música é maravilhosa a comida sensacional, o visual incrível e as pessoas são muito agradáveis” elogiou. A próxima edição do Espraiado de Portas Abertas está prevista para dezembro.

Imagem do Espraiado de Portas Abertas
As tapeçarias com Ponto Brasil foram uma atração à parte no Espraiado de Portas Abertas
Imagem do Espraiado de Portas Abertas
Pedala Maricá e Circuito Ecológico: uma edição especial junta dos projetos no Espraiado de Portas Abertas

Este conteúdo é protegido.