Imagem do evento pelo Dia Nacional do Surdo
O coral se apresentou em homenagem ao Dia Nacional do Surdo

A equipe do Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (Sarem) comemorou o Dia Nacional do Surdo nesta segunda-feira (26/09), com um evento no Cinema Público Municipal Henfil, no Centro. A celebração teve uma apresentação do coral evangélico Chamados, composto por deficientes auditivos, e uma palestra da psicopedagoga Tathianna Dawes, mestre em Diversidade e Inclusão pela UFF e que já atuou no órgão maricaense. Alunos e seus pais assistiram à comemoração.

Entre os presentes estava a dona de casa Andreia Alcântara, que levou a filha Yasmin, de 10 anos, e a amiga dela, Ana Rose, de 9, todas moradoras de Cordeirinho. Ela ressaltou que a menina, que tem surdez completa, melhorou muito seu desenvolvimento desde que começou a ser atendida no serviço, há três anos. “Ela ficou independente e se socializou melhor depois que passou a frequentar o espaço. E gosta de tudo que tem lá”, garantiu a mãe, revelando a filha estuda também na turma especial da E.M. Carlos Magno Legentil de Matos, no Centro.

No final do evento, a coordenadora Sheila de Azevedo Pereira parabenizou a equipe pelo trabalho. O Sarem, que é vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, atende 20 pacientes com deficiência auditiva, de todas as idades, com uma equipe de dois psicólogos, dois fonoaudiólogos uma terapeuta ocupacional e uma assistente social. No total, o serviço tem atualmente cerca de 700 pacientes que têm problemas como baixa visão, reabilitação, autismo e dificuldades motoras, entre outros. Para conseguir atendimento, é necessário ter um encaminhamento médico ou escolar relatando a necessidade de acompanhamento.

Imagem de evento pelo Dia Nacional do Surdo, no Cine Henfil
O evento pelo Dia Nacional do Surdo foi organizado pelo Sarem

Este conteúdo é protegido.