Imagem da mostra fotográfica
As fotos dos alunos ficarão em exposição no Cinema Henfil

Dezesseis alunos de um curso de fotografia receberam seus certificado de fotógrafos profissionais em evento realizado sábado (17/09), no Cinema Público Municipal Henfil. O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia, gestora do equipamento. Como atestado de aprendizado e desempenho os formandos inauguraram mostra fotográfica com 34 fotos dentro do tema: “Olhares pela cidade – percepções do dia-a-dia”. A exposição ficará em cartaz no local até o dia 01/10. O curso, com um período de 12 meses e carga horária de 112 horas-aula, foi ministrado pelo professor Ivson Gomes, e constou de três módulos: conhecimento e manejo da câmera fotográfica (10 semanas); flash, composição, edição de imagens e técnicas fotográficas (segundo módulo); direitos autorais, documentação e trato comercial (tabelas de preço, contratos).

“Fotografia é técnica mas também poesia traduzida em imagem, e o seu produto revela o olhar criativo do autor, no caso, o fotógrafo. A assinatura da foto é como uma impressão digital” , analisou Ivson. “Além de desenvolver a técnica, o fotógrafo deve trabalhar seu próprio estilo, com paixão. (Henri) Cartier-Bresson ensinou que não se deve deixar a técnica se sobrepor à emoção”, comentou Ivson, referindo-se a aquele que é considerado um dos maiores profissionais de fotografia de todos os tempos.

A estudante Clara Guedes, 17 anos, moradora do Boqueirão, aluna do 3; ano do Ensino Médio da E.E. Elisiário Matta, disse que aprendeu bastante com o curso. “Gostei principalmente das aulas práticas de campo”, adiantou. Matheus Inácio, 20 anos, morador do Centro, adiantou que já praticava fotografia. “O curso orienta e desenvolve técnicas fotográficas”, acrescentou. “O curso aprimora conhecimentos”, acrescentou Kênia Terra, 29 anos, que fotografa há cinco anos. A professora aposentada Margareth Alves, 53 anos, moradora no Centro, também pratica a fotografia, mas há três anos. “Faço caminhada e circuito de trilhas, pois gosto muito da natureza. Procurei o curso para desenvolver fotografia de paisagens e animais. Hoje faço foto de outros segmentos também”, comentou. O casal Caio e Maria Alzira Azevedo, estavam orgulhosos da filha Ana Clícia. “Já temos uma fotógrafa profissional na família para registrar nossas excursões”, disse Caio.

imagem da mostra de fotos
O curso formou fotógrafos profissionais e os trabalhos ficarão expostos até outubro