Imagens do encerramento do EJA
Alunos do EJA mostraram números de dança

O Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Maricá realizou na sexta-feira (16/09), no CEM Joana Benedicta Rangel, o encerramento do projeto Caça-Talentos. Participaram as seis unidades escolares que trabalham o programa no município. O evento foi apresentado pela coordenadora da EJA no município, professora Elizabeth Brito. “Os alunos participaram durante todo o ano, em circuito interno nas escolas, e escolheram os finalistas”, disse, referindo-se aos participantes das escolas municipais Carlos Magno LeGentil de Mattos (Centro), João Alfredo Monteiro (Itaipuaçu), Antonio Lopes Fontoura (Itapeba), Darcy Ribeiro (Inoã) e Reginaldo Domingues dos Santos (Ponta Negra), além da anfitriã. Tendas foram montadas, com a bandeira e legenda de cada escola, exposição e venda de produtos confeccionados pelos alunos, com renda revertida para os próprios.

A artesã Ana Claudia dos Santos Silva, 42 anos, mãe de dois filhos e aluna da sétima fase da EJA na E.M. Antonio Lopes da Fontoura, apresentou diversos trabalhos em crochê, sendo muito elogiada. “Aprendi com minha avó Leocádia, que morreu aos 102 anos de idade, mas me ensinou muita coisa”, adiantou. O pizzaiollo Marlos Ferreira de Souza, 17 anos, morador na Mumbuca, aluno da mesma fase e escola de Ana, compareceu com um estoque de pizzas “brotinho”, para animar a festa. “Trabalho em pizzaria, e comecei a treinar há alguns meses. Vendo para a família, vizinhos e amigos, nas minhas folgas. Gosto de fazer e gera alguma renda a mais”, disse.

Já a tapeceira Maria da Conceição, 53 anos, moradora no Espraiado, viúva e com dois filhos, aluna da terceira fase (3. ano) do EJA, começou a praticar a arte com sete anos de idade. “Fui aluna de Madeleine Colasso e aprendi a trabalhar o “ponto brasileiro”, criado por ela. Sempre que posso, crio alguma coisa nova e coloco à venda. Embora não viva do artesanato, a venda me ajuda bastante”, comenta. Trabalhos em jardinagem (E.M. Reginaldo Domingues dos Santos), comidas típicas (CEM Joana Benedicta Rangel), e artesanato foram exibidos no evento.

Edinho Manhoso fez a abertura musical com música sertaneja e forró, abrindo espaço para a dança. Em seguida, houve apresentação de ginástica rítmica com alunos portadores de necessidades especiais da E.M. Carlos Magno, orientados pela professora de Educação Física, Geneci Siqueira. Estudantes da E.M. João Monteiro apresentaram “Raridade”, canção gospel de Anderson Freire, e “O Luar”, de Djavan. O aluno Sergio Dias dos Santos Bispo, 32 anos, da E.M. João Monteiro, a canção “Deus Majestoso”, de sua autoria, sendo muito aplaudido. Formandos das turmas 431 e 432 do CEM Joana Benedicta Rangel apresentaram performance, homenageando sua própria formatura. Lucas Jackson, compareceu com um cover de seu artista favorito, Michael Jackson. Foram apresentados corais e solos de alunos, além de outras intervenções.

“Este é um projeto de resgate social, que recupera a autoestima do aluno, incentivando-o ao estudo e mostrando, através de suas habilidades, do quanto ele é capaz. Parabéns a vocês, alunos, que deixam outros afazeres para voltar a estudar, e a vocês, professores, pela sua dedicação em ensinar”, disse o secretário adjunto de Educação, Daniel Neto.

Imagem de tapeceira aluna do EJA
Aluna do EJA, tapeceira, mostrou seu trabalho com o Ponto Brasil
Imagem de encerramento do EJA
Aluno do EJA, o pizzaiolo Marlos mostrou seu trabalho

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here