imagem de palestra no cras itaipuaçu
As gestantes atendidas pela unidade assistiram a uma palestra

A unidade Itaipuaçu do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), promoveu nesta quinta-feira (15/09), mais um encontro do seu Grupo de Mães e Gestantes. Atualmente, o núcleo, que faz parte da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, atende 30 mulheres semanalmente, entre mães e gestantes, além de grupos de adolescentes e idosos. A reunião consistiu de uma palestra, ministrada pela assistente social convidada Vilma Pinto, e da projeção de fotos de sete gestantes atendidas pelo CRAS. Muitas das fotografadas compareceram com seus bebês de colo.

“Há alguns meses, idealizamos uma sessão de fotos para comemorar o Dia da Gestante. Este é o décimo encontro que fazemos com este projeto”, disse a psicóloga e coordenadora da unidade, Dilayne Guedes. As imagens são de autoria dos fotógrafos Noemi e Eli Silva. Na palestra, Vilma Pinto, 65 anos e 45 de profissão, falou da necessidade do acompanhamento pré-natal, e da transmissão à criança de sentimentos como afeto, carinho, segurança. “A relação mãe-filho começa na concepção e a formação deste novo ser é a melhor construção que uma pessoa pode empreender”, analisou. “A experiência de ser mãe é única, e o pai deve participar desse momento, transmitindo também carinho, proteção e segurança, para a mãe e para o filho”, completou.

Ainda segundo a palestrante, a criança que recebe afeto desde o ventre materno, tem a possibilidade de se tornar um adulto mais confiante e com maior autoestima. “Para isso, é preciso que a mãe e o pai sejam um bom exemplo. O nome, a identidade e o caráter da criança vão depender muito de como ela é criada. Se com afeto e orientação para o mundo, ou desamor e desatenção. O cuidado na formação da criança é muito importante. Disciplina na imposição de limites, elogios e incentivo sempre que merecerem”, acrescentou Vilma. Maricá conta atualmente com oito unidades do CRAS. “A gestante deve fazer o pré-natal e as mães o acompanhamento do seu bebê”, afirmou a secretária adjunta de Assistência Social, Laura Maria Vieira.

As retratadas gostaram da experiência. Maria José da Silva, 36 anos, é mãe de três filhos: Diogo, 16, João Marcos, 12, e o pequeno Pedro Gabriel, de um mês. “Foi muito legal. Nunca tinha participado grávida de uma sessão de fotos, com um grupo de gestantes”, disse. Caroline Cardoso Pereira, 21 anos, é mãe de Ágata, 4 anos, e tirou fotos com sete meses de gravidez de Bryan, agora com um mês de nascido. “Nunca imaginei tirar fotos com aquele barrigão”, comentou.Cristiane Silveira Pinto, 24 anos, é mãe de duas filhas, Marcela, de 9 anos, e Yasmim, de 6. Agora está grávida de quatro meses de gêmeos e espera entrar na próxima sessão de fotos. “Vou me produzir para mostrar a eles quando crescerem. Meu marido agora vai ter de trabalhar dobrado, mas mesmo assim está eufórico”, enfatizou.

O casal Messias e Maria Cristina Marins comemorava a gravidez do segundo filho do casal, Maria Eduarda. “Messias é companheiro de todas as horas”, disse Maria Cristina, em alusão à declaração da palestrante sobre o papel paterno. ”Ela é atenciosa comigo, por isso procuro agradar também. Nossa filha terá bons pais, assim como Bruno, nosso filho de 4 anos. Tenho um enteado, Clayton, de 17, que considero como filho e ensino para que se torne um cidadão de bem”, conclui Messias. O CRAS Itaipuaçu fica à Rua Professor Cardoso Menezes (antiga Rua 1), Quadra 4, lote 37, Itaipuaçu. Telefone : 2638-6525.

imagem do CRAS Itaipuaçu
O CRAS Itaipuaçu atende a várias gestantes do bairro