Imagem da visita do Maricá Mais Verde à escola em Inoã
Os alunos aprenderam a coletar o óleo usado em casa com o programa Maricá Mais Verde

Um projeto para reciclagem de óleo de cozinha usado, que existia desde 2010, está sendo retomado pela Secretaria Adjunta de Meio Ambiente de Maricá junto às escolas da rede municipal. A primeira unidade onde o projeto foi divulgado foi a Escola Municipalizada de Inoã, que fica às margens da rodovia RJ-106 (sentido Niterói) e, para estimular os alunos a participar, a equipe do programa ‘Maricá + Verde visita a sua escola’ esteve no local nesta terça-feira (13/09) e lançou mão de uma nova estratégia: a sessão ‘Tela Verde’, onde são exibidos filmes com temática ambiental.

Para a primeira atividade, o escolhido foi “Um Plano para Salvar o Planeta”, produção de Maurício de Sousa estrelada por seus famosos personagens como Mônica, Cebolinha e Cascão. Após a exibição, cerca de 30 alunos da turma de 5º ano do Ensino Fundamental assistiram a uma palestra sobre o óleo de cozinha comandada pelas biólogas do programa, Ana Paula Tinoco e Denise Amorim, ao lado de integrantes da organização não-governamental EccoVida, que será responsável pela coleta do óleo.

As crianças, na faixa dos 10 anos de idade, ouviram as explicações e deram exemplos do que vêem no dia a dia. Elas disseram ainda que vão levar para casa o que aprenderam. “Gostei muito de tudo. A gente viu que não se deve maltratar a natureza queimando lixo nem jogando óleo nos rios. Vou dizer tudo isso pros meus pais”, garantiu Thayla Vital dos Santos, de 11 anos, que moram em Itaipuaçu.

O colega de classe Levi dos Santos, de 10 anos, disse que vai tomar outra iniciativa. “Queria colocar aqui aquelas lixeiras coloridas de coleta seletiva, gostei daquilo. O filme me mostrou como o meio ambiente é importante”, frisou o menino, que mora no Jardim Atlântico. Para Ana Paula Tinoco, a idéia dos filmes será um incentivo a mais para as crianças. “Tenho certeza que, através do cinema, vamos ter a adesão que nos faltou lá em 2010. Estamos mais confiantes agora”, afirmou ela.