imagem da capacitação no CEU
Capacitação em pré natal foi dada a equipes da rede

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, realizou nesta quarta-feira, 31/08, das 13h30 às 16h, no Centro de Esportes Unificados da Mumbuca (CEU), Capacitação em Pré-natal para a enfermagem dos postos de saúde do município. O objetivo do encontro foram a qualificação e a atualização desses profissionais no atendimento de pré-natal. Na ocasião foram discutidas as diretrizes do Ministério da Saúde, tal como a de garantir o atendimento a todas as parturientes e recém-nascidos que procurarem os serviços de saúde. O encontro tratou ainda de planejamento familiar; do acolhimento com o teste de gravidez positivo e seguindo até o pós-parto; de controle da pressão arterial; realização, interpretação de exames e condutas e outros temas.

Palestrante, a médica ginecologista e obstetra especializada em pré-natal de alto risco do município, Claudia Souza destacou o desejo de fortalecer o conhecimento dos enfermeiros. “Queremos oferecer esclarecimentos de dúvidas e discussões de casos distintos. Para isso abordamos o pré-natal de risco habitual com identificação do limite clínico e laboratorial ao alto risco. Tratamos da humanização do acolhimento às gestantes, planejamento familiar e atendimento pós-parto”, enfatizou Claudia.

A enfermagem aproveitou o encontro para fazer perguntas. É o caso da enfermeira da Estratégia Saúde da Família (ESF) São José I, Vanessa Ruscy. “Foi positivo participar. Para a realização de um pré-natal de qualidade precisamos estar atualizados e assim oferecer uma assistência qualificada”, avaliou Vanessa. Para a enfermeira Lusmar de Moraes, da ESF Inoã I, capacitação é essencial. “Com o serviço de pré-natal atualizado, todos ganham, usuários e profissionais”, afirmou a enfermeira.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here