Imagem do projeto Papo Legal
CEU recebeu mais uma edição do Papo Legal

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, recebeu nesta quarta-feira (31/08) mais uma edição do projeto Papo Legal, direcionado para os jovens e que ocorre mensalmente desde maio. Cerca de 20 alunos entre 12 e 17 anos da Escola Municipal Antônio Lopes da Fontoura, que fica no bairro vizinho de Jardim Nova Metrópole, participaram do evento cujo tema foram os esportes. O projeto é coordenado pela Secretaria Adjunta de Assistência Social de Maricá.

Primeiro, o grupo assistiu a uma exibição do filme brasileiro “A Grande Vitória” (com Caio Castro no elenco), que conta a história de um jovem judoca que não conheceu o pai. Em seguida, participou de uma palestra sobre a produção e uma apresentação de karatê dos atletas maricaenses Luiz Gustavo de Souza e Isabelle Macedo, que é campeã mundial e pan-americana da modalidade.

De acordo com a equipe de coordenação do projeto (composta por psicólogos, pedagogos e assistentes sociais), a maioria dos adolescentes que participam têm perfis familiares complexos, mas vêm apresentando bons resultados. “Os professores relatam que houve até 60% de melhoria no desempenho escolar desses alunos, e até o comportamento e a disciplina deles está melhorando. O que é mais simbólico é que agora quase todos vêm participar espontaneamente”, revela a pedagoga Sílvia Cantuária, que integra a equipe ao lado de membros do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) que funciona no CEU. Segundo ela, um segundo núcleo do projeto funciona em Santa Paula e outros serão abertos nos próximos meses.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here