Palestra sobre Programa Educação para a Paz em Maricá
Programa acontece sempre às segundas e quintas, das 17h30 às 19h - Foto: Clarildo Menezes

A Secretaria Adjunta de Cultura, Ciência e Tecnologia iniciou nesta segunda-feira (08/08), no Cinema Público Municipal Henfil, o 1º Programa de Educação para a Paz em Maricá. O evento, que é gratuito e aberto ao público, continua nos próximos dias 11, 15, 18, 22, 25 e 29 de agosto, sempre às segundas e quintas-feiras, das 17h30 às 19h. O Programa Educação para Paz é desenvolvido pela The Prem Rawat Foundation (TPRF), instituição baseada nos EUA e que traz uma proposta de renovação existencial para os indivíduos e de coexistência pacífica entre as nações. Com enfoque em palestras internacionais do hindu Prem Rawat, o programa é composto por dez vídeos, cada um com foco em um tema específico. “A paz não é a ausência da guerra, mas uma necessidade fundamental de sentir contentamento, e isto precisa ser sentido dentro de cada pessoa”, afirma o Rawat, que é indiano, mora nos Estados Unidos e foi nomeado embaixador da Paz pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Trabalhados por voluntários em todo o mundo, os workshops são personalizados e interativos, sem cunho religioso ou político, e ministrados em universidades, cursos de educação para jovens e adultos, programas comunitários, programas para veteranos de guerra, abrigos, asilos, casas de repouso e unidades prisionais, entre outros. Os conteúdos giram em torno de valores humanistas, tais como: paz, força interior, dignidade, esperança, contentamento, entendimento e compreensão entre os homens. Em Maricá, o evento está sendo coordenado pela equipe de Produção Cultural da secretaria e é mediado pela produtora Raquel Pucello. Além das palestras, são apresentados também filmes e fábulas em formato de desenho animado, com mensagens diretamente ligadas aos temas ministrados.

A cada palestra e desenho é aberto um intervalo para compartilhamento e discussão de ideias. O tema debatido no primeiro encontro foi Paz. Após uma preleção do Maharaji Prem Rawat sobre o assunto, pessoas de diversas nações dão entrevistadas sobre o tema. A voz geral é de que a paz se assemelha à felicidade: tem de ser buscada no interior do próprio indivíduo, construída e exercitada. Adalberto Jorge, 40 anos, morador no Condado, disse que busca exercitar a paz interior, sem ausentar-se da realidade. “A paz é o equilíbrio que falta para o mundo conturbado em que vivemos”, comenta.

O servidor público Alzínio Galvão, 67, achou a proposta do workshop válida. “É importante adquirir este tipo de conhecimento e transmiti-lo ao maior número de pessoas. O mundo está carente de paz”, enfatizou. O encerramento do Programa Educação para Paz em Maricá está previsto para os dias 05/09 e 08/09. O Cinema Público Municipal Henfil fica na Rua Alferes Gomes, s/nº (antigo Detran), Centro, Maricá.