Obras no Centro de Iniciação ao Esporte já estão licitadas
Modalidades compreendem esportes olímpicos, paraolímpicos e futsal numa área de 13,1 mil m²

O Projeto do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Maricá já está licitado e a Prefeitura aguarda apenas a ordem de início – que cabe ao Ministério dos Esportes – para dar a largada nas obras. O CIE faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) e reunirá num só local 13 modalidades esportivas. Os recursos para a obra chegaram através de convênio, já assinado, com o ministério no valor de R$ 3,95 milhões. A contrapartida da Prefeitura é de R$ 387,8 mil, para um investimento total de R$ 4,34 milhões. As modalidades compreendem esportes olímpicos, paraolímpicos e futsal reunidos num complexo com um ginásio coberto (quadra de piso sintético profissional) com arquibancada para 177 lugares, academia, enfermaria, vestiários, copa, sala de professores e técnicos, depósito, sala de administração e estacionamento. O espaço, que será construído no bairro Caxito, terá uma área total de 13.100m².

As modalidades são: atletismo, basquete, boxe, lutas, handebol, judô, tênis de mesa, taekwondo, vôlei, esgrima, ginástica rítmica, badminton e levantamento de peso. A pista de atletismo será construída com os mesmos materiais utilizados em pistas profissionais olímpicas. O atletismo engloba as modalidades de salto em altura, salto em distância, salto triplo, arremesso de peso e raia de corrida. “O CIE vai ampliar a oferta de equipamentos públicos de esporte qualificado no município, servindo tanto para a iniciação aos esportes olímpicos quanto para centro de treinamento de atletas de alto nível”, afirma o secretário municipal adjunto de Obras, Marcos Câmara, cuja pasta participou de um seminário de gestão do projeto promovido pelo Ministério dos Esportes, dentro dos Jogos Rio2016, promovido para os municípios do país beneficiados pelo programa.

Todo o local será construído de acordo com as normas de acessibilidade com rampas, plataformas elevatórias, banheiros adaptados, portas mais largas e espaços para cadeirantes na arquibancada. As seis modalidades paraolímpicas possibilitarão a união de esporte, educação, lazer e inclusão social. Os esportes paralímpicos contemplados serão: esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, vôlei sentado e goalball (jogo praticado por atletas que possuem deficiência visual, cujo objetivo é arremessar uma bola com as mãos no gol do adversário). Além das modalidades olímpicas e paraolímpicas, o CIE também terá o futsal como parte dos esportes ofertados.