Quadrilha da Mió Idade se apresenta no CEM Joana Benedicta
Quadrilha da Mió Idade, formada por idosos atendidos no município, animaram o arraiá - Foto: Fernando Silva

A quadrilha da Mió Idade, organizada pela Secretaria Municipal Adjunta do Idoso, movimentou a quadra do CEM Joana Benedicta Rangel (Centro) na última sexta-feira (05/08). Com representantes do projeto da Casa do Idoso Mais Feliz nos bairros de Guaratiba, Bambuí, Marquês, Santa Paula, São José do Imbassaí, Itaipuaçu e Centro, o grupo se uniu com familiares, funcionários e o público em geral para realizar mais um arraiá. Embalados pelo forró de Môniquinha Ângelo e Ismayer Alves e pela MPB da dupla Roberta Tílio e Ricardo Agura, os idosos se esbaldaram.

A animação foi de dar inveja, pela idade e pelas histórias de superação. O casal Adelizia Rodrigues Salgado, de 76 anos, e Antonio Sérgio Salgado, 80 anos, chamava a atenção pela felicidade que irradiava. Às vésperas de completarem 60 anos de casados – chegaram em Maricá há 40 anos, apenas para conhecer, mas o amor pela cidade falou mais alto – ambos nunca mais pretendem ir embora. Definem a cidade como “o lugar deles”. O casal frequenta a casa do Idoso do Centro. “Lá faço aula de canto, dança cigana, dança do ventre, coral e massoterapia. Isso para mim é uma vitória após uma doença muito grave”, conta Adelizia. “Estava entrevada, depressiva. O apoio, a atenção e o carinho que recebi que me levantaram”, declarou animada. Ela e Antonio Sérgio foram reeleitos Rei e Rainha da Terceira Idade no Carnaval deste ano, o que também a ajudou a manter a autoestima em alta. “Todo ano uso uma fantasia diferente de Carmem Miranda”, revelou.

Frequentadora do projeto em Itaipuaçu há 4 anos, Patrícia Lima participa das aulas de dança cigana, alongamento e pintura. Vestida a caráter, carregando uma placa onde se lia “Lindão”, mostrava irreverência. A porquinha rosa de brinquedo nas mãos completava a fantasia. “Aqui não tem muito lugar para a gente ir, então o jeito para a terceira idade são essas festas, passeios, amizades que a gente faz”, acrescentou Patrícia.

A coreografia da música “Bate o Pé” foi apresentada pela quadrilha da Mió Idade, em um número de dança que incluiu a secretária adjunta do Idoso, Lezirée Figueiredo, entre os dançarinos. Em seguida, os casais participaram do tradicional casamento na roça, com os noivos Botelho Pinto, Mariazinha e a amante grávida de gêmeos, Dona Baratinha, com direito a festa com zigue zague, túnel, chuva, cobra e fogueira. O evento acontece anualmente desde 2012. A Quadrilha da Mió Idade já é uma marca registrada nas festas e eventos da cidade.

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here