Imagem de mãe amamentando
Mães e gestantes participam de palestra sobre aleitamento materno - Foto: Fernando Silva
Imagem de mãe amamentando
Mães e gestantes participam de palestra sobre aleitamento materno – Foto: Fernando Silva

Na Semana do Aleitamento Materno, que vai até o próximo domingo (07/08), o Posto de Saúde da Família de Guaratiba promoveu uma palestra sobre o tema para mães e gestantes que moram no bairro. A intenção foi a de esclarecer às mães sobre a importância do ato de amamentar seus filhos nos primeiros seis meses de vida, e do leite materno como o único alimento necessário. A palestra foi ministrada pela enfermeira Lucimar Alves e pela assistente social Maria Dalva Pinheiro, do Núcleo de Atendimento à Saúde da Família (NASF).

Lucimar relatou que há ainda muitas dúvidas entre as mães da comunidade sobre a amamentação, e que boa parte delas não dá outros alimentos aos bebês junto com o leite. “Algumas acreditam que só o peito não basta e já estão dando tipos de comida aos filhos quando, na verdade, o que se deve fazer é exatamente o contrário, só peito até os seis meses”, reforça a enfermeira.

Entre as mães que assistiram à palestra, havia casos distintos. Mãe do pequeno Bernardo, de 8 meses, Amanda Borges disse que só agora está dando outros alimentos ao filho. “Hoje ele já come frutas, papinha e outras coisas. Mesmo assim, o leite do peito ainda prevalece”, conta ela, de 17 anos. Ao lado, Lourrane Queiroz, de 21 anos, revela que tem dificuldades para amamentar os gêmeos Enzo e Pietro, de apenas dois meses. “Além de ser muito difícil amamentar os dois, o Pietro ainda teve um problema de baixo peso e eu tive de complementar sua alimentação. Hoje eu praticamente não amamento, porque não está sendo suficiente para eles. É muito difícil para mim”, confessou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here