“CRAS Itinerante” atende 650 pessoas em Inoã

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, em parceria com as pastas de Saúde e Trabalho, promoveu, neste sábado (30/07), das 9h às 13h, a ação social “CRAS Itinerante”. O evento foi realizado na Estrada Velha de Maricá, Lt.13 , Q.16, em Inoã (próxima ao CIEP e ao CRAS Inoã), em espaço cedido pela Igreja Evangélica Congregacional de Inoã e atendeu cerca de 650 pessoas. A Subsecretaria de Atendimento à Criança e ao Adolescente interagiu com as 35 crianças que compareceram junto aos seus responsáveis, com atividades recreativas e diversos brinquedos educativos.

Os moradores tiveram acesso às orientações das equipes do cadastro único (com maior procura pelo programa Bolsa Família), dos técnicos da Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química; do Serviço Especializado e Abordagem Social, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, totalizando 61 atendimentos. O CRAS Inoã realizou 127 atendimentos entre inscrições para as oficinas geradoras de renda e declarações de hipossuficiência para isenções de taxas nas documentações no cartório do município.

A equipe de enfermagem do Posto de Saúde da Família realizou 50 aferições de pressão arterial e a equipe do programa Saúde Bucal aplicou flúor em 43 crianças, entre 4 a 12 anos (no qual foi encaminhado 6 crianças para o posto e para o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO – para uma consulta no dentista). O Sistema Nacional de Emprego (SINE) obteve 70 agendamentos para fazer a carteira de trabalho. A Fundação Leão XIII emitiu 50 isenções de taxas para carteiras de identidade e certidões de nascimento e casamento. O DETRAN-RJ emitiu 5 carteiras de identidade. Ainda na ação os moradores tiveram acesso aos serviços, gratuitos, de corte de cabelo e designer de sobrancelhas com a equipe do Sindicato Rural de Maricá e das oficineiras do CRAS de Inoã, além de adquirirem roupas do brechó social.

A novidade da ação foi a participação do Ônibus Lilás (uma unidade móvel do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, da Subsecretaria Estadual de Políticas Para Mulheres) que acolheu e orientou 15 mulheres, em salas privativas, sobre violência doméstica, divórcio e guarda dos filhos com as equipes das áreas jurídica, psicológica e social. Segundo o coordenador do projeto, Clauder Perez, o “CRAS Itinerante” busca levar à população um serviço descentralizado, “de modo que os cidadãos tenham o mais próximo de sua residência acesso aos serviços oferecidos pela Prefeitura”, afirmou.

Para o casal Francisco Almeiro e Carla Karina Nunes, o evento foi uma ótima oportunidade para adquirirem a isenção da taxa para a certidão de casamento. “Nós já estamos juntos há 3 anos, chegou o momento de nos casarmos. Com esta isenção ficará mais fácil oficializarmos a nossa união”, contou Francisco. Já Patrícia Cadete, 22 anos, recorreu ao advogado para tirar dúvidas sobre a guarda das suas enteadas. “A mãe as deixou comigo e com meu marido, e agora pretendemos legalizar a guarda delas”, declarou. A moradora Patrícia Rocha de Oliveira, de 39 anos, conseguiu tirar a carteira de identidade para seu filho de 12 anos. “Acho importante as crianças tirarem identidade, pois é muito mais fácil do que ficar carregando certidão de nascimento sempre que preciso”, destacou.