Arraiá da Saúde Mental movimenta o CAPS

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, através do programa de saúde mental, realizou nesta quinta-feira (28/07) festa julina com o tema “Arraiá da Saúde Mental”. O evento foi realizado no Centro de Apoio Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), no Centro. Segundo a coordenadora do programa, Edna Silva, o objetivo maior foi confraternizar usuários do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), do CAPS AD e das Residências Terapêuticas com familiares e da equipe. Durante o encontro houve atividades tais como forró, recado do coração e brincadeiras. O momento mais esperado foi a apresentação da quadrilha pelos usuários e técnicos. “Nossa intenção foi proporcionar lazer através da interação com a comunidade e ajudar e elevar a autoestima dos usuários”, comentou Franciny Freitas Azevedo, coordenadora do CAPS.

Corina Maria de Souza, de 60 anos, gostou da programação. “Fiquei muito alegre de vir”, disse. Para Victor Regis Tavares de 35 anos, o momento trouxe satisfação. “Estou muito contente de estar aqui mais uma vez e me sinto honrado em participar. Essas atividades com todos melhora minha autoestima”, complementou Victor, usuário do Caps tal qual Corina. Para os familiares, o sentimento era o mesmo. Erlite Gomes da Silva tem 70 anos e é mãe de uma usuária do CAPS. Segundo ela, essas atividades contribuem para a socialização. “Ajuda a unir e a integrar todos os pacientes”, avaliou dona Erlite.

O programa municipal de saúde mental possui o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS); o Centro de Apoio Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD); o Núcleo de Atendimento Psicossocial Infanto-Juvenil (NAPSI); além do Ambulatório de saúde mental que ainda conta com duas Residências Terapêuticas (RT), uma localizada no Centro e outra no bairro Condado, em Maricá.

Quem quiser informações sobre o programa de saúde mental pode ir ao CAPS, que fica à Rua Clímaco Pereira, 241, Centro. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone é 2637-2578.