Encontro “Axé pela Democracia” debate racismo e intolerância religiosa – Atualizada

A Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, através do Núcleo de Matriz de África, realizará no próximo dia 04/08, quinta-feira, no Cinema Popular Henfil, a partir das 18h, o evento denominado “Axé pela Democracia”. O objetivo do encontro é discutir questões como o racismo e a intolerância religiosa. Com o tema “O Povo de Santo e a Ruptura Democrática”, os palestrantes farão uma reflexão sobre a lei 10.639/03, alterada pela lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do Ensino Fundamental até o Ensino Médio no país.

Para a coordenadora do evento, Danielle Pacheco, o importante é criar nas pessoas um pensamento de respeito às religiões. “Este debate é muito importante para esclarecer que todos merecem respeito, independente a religião que seguem”, afirmou.

O encontro será iniciado com uma roda de capoeira e contará com os babalorixás Paulo D’Logunede, Jony D’Odé, Bruno Obaluaê, Mãe Marcia D’Oxum e Pedro Rabelo, representante da Umbanda. Para Jony D’Odé, um dos palestrantes. o encontro servirá para que as pessoas reflitam um pouco mais sobre a fundamental participação dos negros na formação cultural do país. “Nossa intensão não é falar mal das outras religiões, mas mostrar que nossa história foi feita pelos negros”, afirmou.