Capacitação de funcionários públicos na Casa Digital

Começou nesta terça-feira (26/07), na Casa Digital, Centro, a capacitação promovida pela Secretaria Municipal Adjunta de Administração para servidores de diversas áreas da Prefeitura. As aulas estão sendo ministradas pelo advogado da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Bruno Fialho, com temas ligados à elaboração de projetos. Iniciada às 9h e com duração de três horas de duração, a apresentação discorreu sobre pontos como critérios como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, fundamentais na administração pública. O palestrante falou ainda sobre a obrigatoriedade de licitar, como se faz o processo de licitação e o que deve ser feito ao elaborar um projeto licitatório. Para Bruno Filho, o curso é fundamental para que o servidor público entenda, de forma clara, os caminhos a serem seguidos. “Aqui estão pessoas ligadas a elaboração de projetos para aquisição de serviços ou bens em suas secretarias”, afirmou.

Para evitar o desperdício na hora da compra, Bruno exemplificou o termo denominado “memória de calculo”. Para ele, uma dona de casa quando vai ao mercado geralmente trabalha com um orçamento mensal. “Ela vai comprar arroz, feijão, carne e o que precisa para o mês. No caso do governo o orçamento é anual e o administrador tem que saber o quanto arrecada e o quanto pode gastar”, definiu, comparando a "memória de cálculo" ao planejamento do gasto mensal. O assunto, ainda segundo ele, é muito mais complexo, mas o exemplo dá uma ideia de como funciona a engrenagem administrativa.

Vitória Larissa da Silva, 21 anos, trabalha na Secretaria Municipal Adjunta de Habitação e para ela é muito importante às orientações dadas durante o curso. “Quando soube das aulas fiquei interessada em conhecer mais sobre o assunto. Como trabalho diretamente com o público, quero ter ainda mais fundamento em minhas respostas”. Nesta quarta-feira, (27/07), a qualificação prossegue em seu segundo e último dia. A aula será prática e nela os servidores terão a oportunidade de elaborar um projeto, um termo de referência (documento através do qual é definido processo licitatório) apto para licitação.