Caminhantes aprovam nova trilha do Circuito Ecológico, em Inoã

0
411

A nova trilha que integra o Circuito Ecológico Caminhos de Maricá foi aprovada pelos frequentadores no último sábado (23/07). Quem garante é Eli Tavares, conhecido como ‘Ninja’, um dos guias dos passeios que ocorrem todos os finais de semana. Com aproximadamente três horas de duração, a caminhada até o mirante do Monte Castelo, em Inoã, recompensou os cerca de 40 participantes com uma bela e até então pouco conhecida vista da cidade. Durante o trajeto, foram plantadas também 15 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, uma parceria com o programa “Maricá + Verde”, da Secretaria Adjunta de Meio Ambiente.

O grupo partiu da altura do quilometro 16 da rodovia RJ-106, próximo à casa de shows. A nova trilha tem algumas particularidades: o tipo de vegetação mais comum no caminho foi a sapê e o capim colonial. “Há também um ponto de floresta no qual andamos e, ao final, já se chega ao topo do monte. O visual é encantador, todos que participaram gostaram muito”, atestou o guia, que conduziu o grupo ao lado de Luciano Gomes.

‘Ninja’ adiantou que o Circuito Ecológico deverá retornar a Ponta Negra no próximo fim de semana, mas o roteiro ainda será confirmado até esta quarta-feira (27/07). As inscrições são gratuitas e feitas pelo telefone 3731-5094 ou na secretaria (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro), das 8h às 17h. Os interessados preenchem um formulário com documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física – o circuito não é recomendado para cardíacos. A orientação é de que os participantes usem roupas leves, calça comprida, calçado apropriado, além de levar água (dois litros, no mínimo), lanche, protetor solar, chapéu e repelente.