Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente promove capacitação

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Secretaria Adjunta de Assistência Social de Maricá promoveram, nesta segunda-feira (18/07), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, capacitação para os conselheiros tutelares da cidade. O encontro teve como meta a reflexão das competências e atribuições na rotina de trabalho, com discussões sobre casos recebidos e os devidos encaminhamentos feitos pelos conselheiros.

A capacitação foi ministrada pela presidente do CMDCA, Mariá Bittencourt, e pela conselheira de Direito e psicóloga Marta Maria Figueiredo. Dentre os assuntos abordados, a importância de se estreitar os laços com todos os órgãos que compõem a rede de atendimento à criança e ao adolescente, com quem necessariamente os conselheiros deverão atuar em parceria, de forma colaborativa. Sendo assim foi decidido que serão marcadas reuniões com as equipes de todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e os conselheiros de Maricá para que se fortaleçam os vínculos em prol das crianças e adolescentes do município.

De acordo com Mariá Bittencourt, o intuito é fazer esta capacitação a cada seis meses para reciclar os conhecimentos dos atuais conselheiros. “Desenvolvemos a capacitação para passar a eles noções gerais dos limites de sua atuação, além de abordar questões pertinentes à estrutura e funcionamento do Conselho Tutelar”, destacou.