Maricá participa de encontro internacional de Economia Social e Solidária no Marrocos

A Prefeitura de Maricá participa do Encontro Internacional de Economia Social e Solidária que acontece na cidade de Casablanca, Marrocos. A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) foi convidada para o evento, que traz o tema “Economia Social e Solidária para o Desenvolvimento Sustentável” organizado pelo Ministério do Artesanato e da Economia Social e Solidária do país norte-africano. Cerca de 300 pessoas de organizações de todo mundo participam do encontro. A Diretora de Autogestão e Cooperação da Codemar, Adriana Bezerra Cardoso, é a representante do município e responsável por apresentar os projetos da Moeda Social Mumbuca e o Renda Básica de Cidadania.

A participação da Prefeitura de Maricá aconteceu durante a discussão do plenário 3, ocorrido na quinta-feira (14/07) e que debateu o tema “Territorialização e desenvolvimento sustentável”. “A apresentação foi bem aceita. Mostramos todos os dados sobre o Cartão Mumbuca e a política de distribuição de renda. Destacamos também o esforço da gestão municipal para criação das cooperativas e outras iniciativas coordenadas junto ao Cartão Mumbuca como estratégias de superação da pobreza e de desenvolvimento local”, afirma Adriana Bezerra.

O projeto maricaense chamou a atenção dos membros de países como o Mali, Congo, Gabão e Camarões. Abdelkrim Azenfar, diretor do Escritório de Desenvolvimento e da Cooperação do Marrocos e responsável pelo convite à Prefeitura, revelou a vontade de realizar um intercâmbio entre o Governo do Marrocos e a Prefeitura de Maricá para troca de experiências sobre os programas de cidadania. O evento reuniu representações de várias localidades com destaque para organizações de Redes de Economia Solidária, Federações de Cooperativas e iniciativas de economia solidária, além de representantes de governos de diferentes países africanos, europeus e América Latina.