Circuito Ecológico: Tomascar e a inédita trilha do morro Dom Felipe

Participantes do Circuito Ecológico Caminhos de Maricá, projeto da Secretaria Municipal Adjunta de Turismo, percorreram, no último domingo (10/07), o Vale de São Francisco com destino a Tomascar, em Rio Bonito. O ponto de encontro, às 7h, foi em frente ao Sítio do Riacho, no bairro do Espraiado. De lá, os cerca de 20 inscritos atravessaram o vale. Mesmo sendo considerada uma caminhada pesada, com aproximadamente seis horas de duração e subidas íngremes, a paisagem compensou o esforço. O militar da reserva Antônio Luiz Nunes, 47 anos, foi com a esposa. Morador em Itaipuaçu, conhece o projeto há pelo menos três meses e desde então não perde um circuito. “Moro seis anos em Maricá e não conhecia nenhum local destes que tenho visitado através do Circuito", avaliou. “Depois que comecei a fazer as trilhas vários amigos de outras cidades se interessaram. Até meu filhos que são sedentários já foram comigo em uma delas”, acrescentou.

Em Tomascar os caminhantes aproveitaram a cachoeira, almoçaram e conheceram um pouco da história do vilarejo, que possui um moinho de farinha desativado, construído durante o período escravagista. Para as caminhadas é sempre importante levar água, lanche e protetor solar. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas através do telefone 3731-5094 ou pessoalmente na Secretaria Adjunta de Turismo, na Praça Conselheiro Macedo Soares, s/nº – Centro.

Outra atividade importante ocorreu no sábado (09/07), quando mais de 40 pessoas estrearam a trilha no Monte Dom Felipe incorporada no Circuito Ecológico Caminhos de Maricá. Localizado no bairro Retiro, o local é muito frequentado por igrejas para fazer vigílias de oração. O percurso é de nível leve com cerca de uma hora de caminhada. Apesar da baixa altitude, cerca de 100 metros, o local permite um bom visual da cidade, desde a Serra do Camburi, no Retiro, passando pela região montanhosa até a Serra do Mato Grosso, divisa de Maricá com Sampaio Correia, o Centro e as lagoas e toda a orla de Ponta Negra a São José de Imbassaí. A caminhada começou por volta de 9h e terminou às 11h30.