Secretaria de Trabalho e Sine de Maricá oferecem vagas para cursos gratuitos e balcão de empregos

Estão em aberto 110 vagas para os cursos de Instalador de Tubulações Industriais e Serralheiro, para os turnos da tarde e noite, que a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Adjunta de Trabalho e Emprego, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) estão oferecendo gratuitamente à população do município e região. São 50 vagas para Instalador de Tubulações e 60 para o de Serralheiro. As inscrições podem ser feitas nas unidades Flamengo (Av. Roberto Silveira, lote 15, Quadra C), Inoã (Rodovia Amaral Peixoto, Km. 15) e Itaipuaçu (Av. Carlos Marighella, 160, lote 01, Quadra 14). Os dois cursos serão ministrados na Unidade Profissionalizante do Flamengo, de segunda a sábado, no horário de 13h às 17h, e das 18h às 22h. São pré-requisitos para inscrição ter o 8º ano do Ensino Fundamental e 18 anos de idade, além dos documentos: cópia e original da identidade (RG); CPF; comprovante de residência, comprovante de escolaridade e duas fotos 3×4. Em caso de menor de idade, é necessária apresentação de autorização dos pais ou responsáveis.

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Maricá, serviço federal que atua em parceria com o estado e município, tem prestação de serviços à população, como o Programa + Empregos – com a carteira profissional (Carteira de Trabalho) e o currículo, o candidato pode se inscrever de acordo com o seu perfil profissional no Balcão de Empregos do Sine. Inserido o cadastro no sistema, é emitida uma busca em rede, que pode resultar em uma vaga no mercado de trabalho da região. Só no primeiro semestre de 2016, 101 vagas foram preenchidas através do Sine, para empregos em Maricá e municípios vizinhos.

Outro serviço importante que o Sine presta à população é o agendamento do Seguro Desemprego, feito diretamente no balcão de atendimentos da agência, e com previsão de entrada no sistema em até uma semana. Mas é a Carteira Digital de Trabalho o documento que dá início ao processo de cadastro, busca, admissão e demissão do emprego. “Só este semestre, 1.366 pessoas cadastraram-se no Balcão de Empregos, mais de 1.200 agendaram sua Carteira Digital de Trabalho, e 1.981 deram entrada no Seguro Desemprego, incluindo, neste último caso, 25% de outros municípios”, declarou o subsecretário municipal de Trabalho e Emprego, Lauro Grafanassi.