São José recebeu a ação social “CRAS Itinerante”

A equipe do “CRAS Itinerante”, vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, foi até o bairro de São José, neste sábado (24/06), para levar aos moradores da região serviços oferecidos pela Prefeitura de Maricá. A ação social foi realizada na Igreja Evangelica Concregacional Nova Jerusalém (na Rua das Tulipas), e contou com a participação de 190 pessoas. O evento também se dedicou na interação com as 17 crianças presentes, através de atividades recreativas com a equipe da subsecretaria de Atendimento à Criança e Adolescentes.

Em parceria com a secretaria municipal adjunta de Saúde, a equipe da Atenção Básica atendeu 23 pessoas entre aferições de pressão arterial e pesagem para atualização do programa Bolsa Família e aplicou flúor em 17 crianças, entre 4 a 12 anos, pelo programa Saúde Bucal (no qual foi encaminhado 8 crianças para o posto mais próximo para uma consulta no dentista). A Fundação Leão XIII também compareceu na ação emitindo 35 isenções de taxas para carteira de identidade, certidões de nascimento e casamento. As subsecretarias de Prevenção à Dependência Química, Transferência de Renda e o Serviço de Abordagem Social orientaram ao todo 37 pessoas, o Centro de Referência da Assistência Social cadastrou 20 pessoas nos mais diversos cursos e oficinas geradores de renda. Ainda na ação os moradores tiveram acesso aos serviços, gratuitos, de corte de cabelo, manicure, designer de sobrancelhas com a equipe do Sindicato Rural de Maricá e puderam adquirir roupas do brechó social.

Para a secretária adjunta de Assistência Social, Laura Costa, este evento é a solução mais prática e objetiva para a inclusão da população. “Acontece muito de a pessoa não ter condições financeiras para chegar até um equipamento da Prefeitura para realizar um cadastro ou qualquer outro serviço. Com o CRAS Itinerante a secretaria leva estes serviços, necessários, para mais perto de quem precisa e assim realiza um trabalho mais inclusivo”, descreveu Laura.

O casal Magnólia e Dorson Lisboa, ambos com 79 anos, aproveitou a ação para retirar a isenção dos documentos que perderam na enchente de fevereiro deste ano. “Infelizmente perdemos as identidades e as certidões de nascimento na enchente. Como fica muito longe para retirarmos a segunda via, esta ação está sendo uma benção”, relatou Dorson. A diarista Maria Helena Alves, de 59 anos, soube da ação na Igreja e ficou feliz. “É muito gratificante saber que nossa comunidade tem visibilidade. É a primeira vez que ocorre uma ação aqui e vou aproveitar tudo que tenho direito”, contou Maria. O adolescente João Pedro Pereira, de 13 anos, ajudou na divulgação do evento, pois acha muito importante que todos tenham conhecimento dos seus direitos. “Acho que é obrigação de todo cidadão colaborar com sua comunidade”, contou João. De acordo com o coordenador da ação, Clauder Perez, a ação foi bem sucedida. “Agradeço todos que fazem todo este trabalho com alegria e atenção. É com muita dedicação que conseguimos ter sucesso em todas as ações”, finalizou Clauder.