Seminário discute capacitação em Atenção Básica

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde recebeu nesta segunda-feira, 27/06, o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ), que realizou o I Seminário de Atenção Básica de Saúde do Coren, em Maricá, no Centro de Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca. Dentre os objetivos do encontro está a ampliação da capacitação dos profissionais de enfermagem do município. “É de extrema importância a parceria entre o Coren e a secretaria. Dá a verdadeira dimensão do compromisso que temos com os nossos profissionais, oferecendo a transparência dos direitos e dos deveres da classe”, afirmou Claudia Souza, subsecretária de Atenção Básica, na abertura do evento.

Também compuseram a mesa Karina Mota Botino, coordenadora Geral de Enfermagem da UPA Inoã; Ana Caroline Mattos dos Santos, chefe de enfermagem da Secretaria Municipal do Idoso; e Maria Antonieta Rubio Tyrrel, presidente do Coren-RJ e professora titular da Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Queremos dar continuidade à mobilização da responsabilidade técnica do serviço de enfermagem para atingirmos a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem, que é atualizar, capacitar e instrumentar os responsáveis técnicos aos serviços para o cumprimento das funções e de fiscalização, de acordo com a lei 7.498/86 (Lei do Exercício Profissional), além do cumprimento do Código de Ética”, declarou a presidente do Coren. Ainda segundo ela, o desejo é selar pela qualidade da gestão dos serviços e dos cuidados de enfermagem dirigidos à população de Maricá. Na ocasião foi entregue o relatório de fiscalização realizado pelo Coren nas unidades de Maricá aos representantes da Secretaria de Saúde.

O evento contou com a participação especial do grupo musical “Nossa Alegria”, da Secretaria Municipal Adjunta do Idoso. Uma das palestrantes do seminário, a doutoranda em enfermagem e coordenadora dos Projetos Especiais do Coren, Ana Carolina Benevenuto Maia, destacou o papel dos Corens e sua história; a deliberação da inscrição no conselho e seu cancelamento e a expedição da carteira profissional indispensável ao exercício da profissão. Também explicou projetos especiais realizados pelo órgão, como o Coren Solidário, que capacita profissionais para ajudar em grandes catástrofes, entre outros.

Quem participou apoiou a realização do encontro. É o caso da técnica de enfermagem que atua no Centro de Diagnóstico, Adriana Picanço. “Gosto de estar atualizada diante das perspectivas de uma melhora profissional”, analisou. Para a coordenadora geral de enfermagem da UPA, Karina Mota Botino, participar do seminário foi um privilégio. “Pudemos fazer um estreitamento das relações entre Urgência e Emergência, Atenção Básica e nosso órgão fiscalizador”, disse a coordenadora. O seminário integra ações realizadas pelo Coren nos municípios da região Metropolitana II (Maricá, Itaboraí, São Gonçalo, Silva Jardim, Rio Bonito, Tanguá e Niterói). Os participantes receberam certificação.