E.M. Marcus Vinícius festeja seus 31 anos com bolo e coral

Os 31 anos de existência da E.M. Marcus Vinícius Caetano Santana, no bairro da Amizade, foram comemorados nesta terça-feira (21/06) com pompa e circunstância. A diretora geral Edima França, a diretora adjunta Gerica Pereira e professores reuniram-se para uma celebração com seus 276 alunos e convidados. “O romano Marco Tulio Cícero definiu a gratidão como o mais importante dos sentimentos. Agradecemos a Deus e aos nossos amigos, o professor e regente Sergio Aranda, e ao cantor e compositor Ronaldo Valentim, a implantação e preparação do nosso coral ‘Voz da Amizade’, orgulho desta escola", afirmou a diretora, completando. "Como disse o filósofo inglês William Ward, ‘há quem espere os ventos. Nós ajustamos as velas”, completou.

Em seguida, foi apresentada uma ‘receita musical’ com os professores, que respondiam a perguntas com trechos de músicas, sendo muito aplaudidos. O jogral de alunos do 5º ano, também agradou o público. Mas a sensação maior estava guardada para o final: a primeira apresentação do coral da E.M. Marcus Vinícus, o “Voz da Amizade”. O grupo regido pelo professor Sergio Aranda, com Ronaldo Valentim ao violão e Paulo Ernani na percussão (cocos e berdake), abriu com a música “Benke”, de Milton Nascimento e Lô Borges, e foi muito aplaudido. Uma das solistas do coral, Rafaela Carvalho, 13 anos, 6º ano da escola, ainda apresentou a música “Campeão”, da cantora gospel Bruna Barbosa. Outra solista, Julia Cardoso, 13 anos, 6º ano da escola, contou que cantava na igreja antes de entrar para o coral. “Isso me deu noção musical para participar. O professor Sergio disse que preparará nossa voz, e pretendo aprender cada vez mais”, avaliou.

O superintendente de Projetos da Secretaria Municipal Adjunta de Educação, Rodrigo Moura, representando o secretário Daniel Neto, emocionou-se com a apresentação do coral. “Muito bonito. Nunca tinha visto uma apresentação de um coral de alunos da rede, com esse impacto. Há vozes aqui que merecem ser trabalhadas”, concluiu. Ronaldo Valentim agradeceu a todos e lembrou que nesta sexta-feira (24/06), às 10h, o Coral “Voz da Amizade” acompanhará o seu show na Tenda da Agropecuária (Praça Orlando de Barros Pimentel), um dos eventos do Festival Internacional da Utopia, que acontece de 22 a 26 de junho, em Maricá.