CRAS Centro promoveu palestra sobre autoestima

0
632

O Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS) Centro, vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, promoveu, na sexta-feira (17/06), palestra sobre autoestima para o grupo de mulheres que se reúnem uma vez por semana no equipamento. A palestra foi ministrada pela psicóloga, sexóloga e terapeuta de família e de casal Matilde Vieira Santiago Duarte.

Segundo Matilde, a autoestima é uma construção diária. “Devemos nos olhar no espelho todos os dias e construir uma imagem positiva para consolidar a autoestima em nosso interior. Não devemos deixar que acontecimentos exteriores controlem nossas vidas”, orientou a psicóloga, prosseguindo com um alerta sobre o perigo da anulação de si mesmo. “Muitas mulheres passam a viver para a família, filhos, trabalho e acabam esquecendo de cuidar de si mesmas", analisou. "Um bom grau de autoestima é a base tanto da saúde física quanto da mental e ao valorizar e realçar suas qualidades e potenciais, o ser humano passa a ter mais aceitação de si mesmo e das outras pessoas", prosseguiu. "Quando você consegue melhorar a imagem que tem de si mesmo, sua vida passa a ter muito mais benefícios”, acrescentou Matilde, garantindo que a autoestima e amor próprio significam também se proteger e obter um equilíbrio emocional diante das adversidades da vida. A palestra foi finalizada com um vídeo de conscientização, mostrando que o indivíduo não deve esperar ser amado para amar.

Para Simone Rosário, 42 anos, as palavras da palestrante foram muito importantes. “Esta palestra foi tudo o que eu queria ouvir e nunca tive ninguém para me dizer. A falta de confiança em nós mesmos é como estar em um túnel, onde mesmo tendo luz precisamos de alguém para nos orientar”, contou Simone. Ao final do evento as mulheres ganharam como brinde corte de cabelos, unhas, sobrancelhas e maquiagem.