Prefeitura abre inscrições para novos cursos de qualificação profissional

Você que é jovem e busca colocação no mercado de trabalho, a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria Adjunta de Trabalho e Emprego, abriu inscrições para cursos do Programa de Qualificação Profissional. Os cursos contratados junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), são gratuitos e vão acontecer nos polos de Formação Profissional de Itaipuaçu, Inõa e Flamengo em todos os turnos: manhã, tarde e noite. Ao todo, serão oferecidos os cursos de Comprador, Eletricista de Serviço de Montagem, Retirada e Manutenção de Iluminação Pública, Operador de Empilhadeira, Instalador de Tubulações Industriais, Serralheiro de ferro, Soldador de Aço Carbono MAG 6G e Mecânico de Motores Ciclo Otto. As aulas iniciam em julho.

Para se inscrever, os interessados deverão procurar os polos do Flamengo (Av. Roberto Silveira, lote 15, Quadra C- Flamengo, ao lado do supermercado Bonanza – Tel: 2637-0325), Itaipuaçu (Av. Carlos Mariguella, 160, Lote 01, Quadra 14 – Tel: 3732-5023) e Inoã (Rodovia Amaral Peixoto, Km 15).

Confira a relação completa dos cursos e os documentos necessários:

Comprador – Início 04/07 – Polo Itaipuaçu:

Neste curso, o estudante vivencia teoria e prática sobre requisições de compras, processo de cotação e concretização da compra de serviços, produtos, matérias-primas e equipamentos para o comércio atacadista e varejista, para indústrias, empresas, órgãos públicos e privados; acompanhamento do fluxo de entregas, desenvolvimento de fornecedores de materiais e serviços; supervisionamento de equipes e processos de compra; elaboração de relatórios e o papel de interlocutor entre requisitantes e fornecedores.

Horário do curso: 13h às 17h (segunda a sexta-feira)

Idade: 18 anos completos

Escolaridade: 9º ano Ensino Fundamental

Período de Inscrição: aberto nos polos de qualificação profissional

Eletricista de Serviço de Montagem, Retirada e Manutenção de Iluminação Pública – Início 08/08 – Polo Itaipuaçu

Neste curso, o aluno aprende a realizar serviços de montagem, retirada e manutenção de iluminação pública, seguindo normas específicas, técnicas, de segurança, qualidade e meio ambiente.

Horário: 13h às 17h (segunda a sexta)

Escolaridade: 8º ano do Ensino Fundamental

Operador de Empilhadeira – Início 06/08 – Itaipuaçu

O objetivo desse curso é preparar o profissional para trabalhar com segurança nas operações com empilhadeiras no transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de cargas. O curso, uma exigência legal do Ministério do Trabalho e Emprego para quem quer atuar na profissão e será ministrado de acordo com as normas específicas exigidas pela legislação.

Horário: manha e tarde (sábados)

Pré- Requisitos: Motorista Habilitado na categoria B,

Escolaridade: Ensino Médio

Instalador de Tubulações Industriais – Início 11/07 – Flamengo

Preparar o profissional para executar tarefas de pré-fabricação e montagem de tubulações industriais metálicas em conformidade com normas técnicas e procedimentos da qualidade, segurança, meio ambiente e saúde atendendo a projetos e especificações estabelecidos.

Pré-requisitos: Escolaridade 8º ano e idade mínima 18 anos

Idade: 18 anos

Horário – 13h às 17h e 18h às 22h (segunda a sábado)

Serralheiro de ferro – Início 01/08 – Flamengo

Este curso vai ensinar você a construir e montar perfilados de ferro para a fabricação de portas, janelas, grades, portões e outros itens de uso residencial e industrial utilizando máquinas e equipamentos manuais e instrumentos de medição. O aluno vai aprender atividades de corte, dobra, furação, curvamento, rosqueamento e rebitagem, entre outras funções.

Idade: 18 anos completos

Escolaridade: 8º ano Ensino Fundamental

Horário: – 1 turma 13h as 17h (segunda a sexta)

1 turma 18h as 22h

Soldador Aço Carbono MAG 6G – Início 01/08 – Inoã

Neste curso o estudante aprende a executar operações de soldagem em estruturas metálicas, utilizando o processo MAG, segundo procedimentos técnicos pré-estabelecidos e atendendo às condições de qualidade, segurança, saúde e preservação ambiental.

Pré-requisitos: Ter concluído o 6º ano do Ensino Fundamental

Idade mínima de 18 anos e boa acuidade visual

Horário: – 8h às 12h (segunda a sexta)

Mecânico de Motores Ciclo Otto – Início 04/07 – Inoã

Neste curso o profissional vai aprender a realizar manutenção do motor e seu sistema, bem como atividades de apoio operacional inerentes ao processo de manutenção automotiva. Tudo de acordo com os padrões técnicos, de qualidade, de saúde e segurança e de preservação ambiental vigentes.

Pré-requisitos:

Idade: 18 anos

Escolaridade: 6º ano do Ensino Fundamental.

Horário: – 13h às 17h (segunda a sexta)

– 18h às 22h

Período de Inscrição: aberta nos polos de qualificação profissional

Documentos necessários: cópia e original da identidade; CPF; comprovante de residência; comprovante de escolaridade e duas fotos 3×4. Em caso de menor de idade, é necessária apresentação de autorização dos pais ou responsáveis.