Espraiado recebeu ação social no dia 21/05

A Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, em parceria com as pastas de Trabalho e Saúde, realizou no sábado (21/05), a “Ação social ao alcance para todos” na Capela de São João Batista, que fica na estrada do Espraiado. A ação contou com a participação de 202 moradores da região. Para a criançada foram oferecidas atividades recreativas como pinturas e desenhos com a equipe da Subsecretaria de Atendimento à Criança e ao Adolescente.

Os números do evento mostram o interesse da população. A equipe da Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química e do Serviço de Abordagem Social respondeu a dúvidas de 18 pessoas, o Centro Especializado de Referência de Assistência Social (CREAS) orientou 29 moradores sobre direitos violados, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Região Oceânica inscreveu 22 pessoas para as atividades realizadas no equipamento e a Subsecretaria de Transferência de Renda informou outras oito pessoas sobre a realização dos cadastros e as condicionalidades dos programas sociais. Já a equipe da Atenção Básica de Saúde atendeu 28 pessoas entre aferições de pressão arterial e a antropometria (medição de peso e altura) das crianças, para o acompanhamento sistemático das famílias que são beneficiadas pelo programa federal Bolsa Família e o programa Saúde Bucal aplicou flúor em 37 crianças entre 4 a 12 anos. A Secretaria Adjunta de Trabalho cadastrou 5 pessoas para cursos geradores de renda.

Segundo a secretária adjunta de Assistência Social, Laura Costa, este projeto já atendeu diversas comunidades carentes. “A meta do projeto sempre é alcançada em todas as ações.  Já realizamos estes eventos nos mais diversos bairros afastados do Centro, como Bananal, Bambuí, Jaconé e Ubatiba, entre outros. Tudo isso para que a população mais carente também tenha acesso aos serviços oferecidos pela Prefeitura”, contou Laura junto ao coordenador da ação, Clauder Peres.

A cuidadora de idosos Filomena de Jesus, de 48 anos, ficou sabendo do evento no Posto de Saúde da região. “Quando me falaram que iria ter esta ação aqui fiquei muito feliz. Vim me inscrever no curso de Operador de Computador, pois quero ter mais conhecimento para meu currículo. E é claro que vou aproveitar para cortar o cabelo e fazer minhas unhas,” disse contente. Rivaldo Antonio Cavalcanti, de 76 anos, após aferir a pressão e verificar que estava muito alta, foi aconselhado a buscar o hospital para ser medicado. “É meu dever agora chamar uma ambulância para que leve o senhor ao hospital para que receba medicação e seja observado até que sua pressão abaixe", orientou a enfermeira Virginia Lima. "Deixar o senhor seguir neste estado é muito perigoso. É claro que não posso obrigá-lo a ir, mas gostaria que o senhor pensasse na sua família, na sua esposa que está do seu lado, que é melhor cuidar da saúde enquanto há tempo”, aconselhou.

Ainda na ação os moradores tiveram acesso aos serviços, gratuitos, de corte de cabelo, manicure, designer de sobrancelhas com a equipe do Sindicato Rural de Maricá e puderam adquirir roupas do brechó social. Durante os cortes de cabelo duas mulheres fizeram questão de doar os cabelos para a campanha “Doe Autoestima”. Uma das doadoras foi Marília Espíndola, de 31 anos. Ela têm 8 filhos e está grávida de 8 meses do nono filho. “A escola das crianças me informou da ação e fiz questão de vir para proporcionar um dia diferente para meus filhos. Além do mais, aqui consegui várias roupinhas, eles fizeram aplicação de flúor nos dentes e todos nós cortamos o cabelo. Seria mais do que obrigação minha fazer este bem em doar meus cabelos, pois cresce muito rápido”, relatou Marília, que aguardava o marido chegar do trabalho para que ele se inscrevesse em algum curso de geração de renda.