Artes e cultura na Praça Orlando de Barros Pimentel durante aniversário da cidade

Mostra de Cultura (foto) será realizada no dia 26/05 com a Feira do Artesanato e Produtos da Terra, na praça central

A programação da festa em comemoração aos 202 anos de emancipação político-administrativa da cidade está repleta de atividades. Durante o dia 26 de maio, a Praça Orlando de Barros Pimentel receberá uma edição especial do “Maricá Mostra Cultura” e da “Feira de Artesanato e Produtos da Terra”, projetos realizados respectivamente pela secretaria municipais adjuntas de Cultura, Ciência e Tecnologia e de Turismo em parceria com Agricultura, Pecuária e Pesca. Os eventos acontecem das 8h às 17h.

A feira de Artesanato e Produtos da Terra, que acontece toda quinta e sexta, na Praça Conselheiro Macedo Soares, reúne artesanato em MDF, bonecas de pano, bijuterias feitas com sementes de abobora, móveis em bambu, brincos com casca de coco, toalhas e tapetes bordados e objetos em crochê. Todos os produtos também estarão disponibilizados durante a programação do aniversário. O projeto disponibilizará ainda, biscoitos, doces caseiros, aipim, banana, laranja, limão e mel.

No Mercado das Artes, também na Orlando de Barros Pimentel, a pasta de Cultura, Ciência e Tecnologia lança, durante as festividades, o projeto Acervo Artístico e Cultural de Maricá. A iniciativa vai reunir 12 obras de artistas locais que usam como tema as belezas naturais e pontos turísticos do município. A inauguração do projeto acontece às 14h, e dá início ao acervo de Patrimônio Artístico do município. As obras são resultado do curso avançado de Artes Plásticas oferecido no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU).

A XXIX Gincana de Pintura, que teve seu período de inscrição ampliado para o dia 25/05 (atendimento no CEU é das 14h às 17h, e na Secretaria Adjunta de Turismo das 8h às 17h), também ocupará a Praça Orlando de Barros Pimentel. Segundo os organizadores, a intenção é valorizar e aumentar a exposição dos artistas da cidade e da região, dando ao público a oportunidade de conhecer a cultura maricaense. “Vamos movimentar nosso município, trazendo uma variedade cultural para moradores e turistas, contribuindo de alguma forma para fomentar a cultura, lazer e entretenimento”, comenta o secretário Romário Galvão.

A gincana será dividida em duas categorias. Estudante A de 5 a 8 anos, B de 9 a 12 anos, C atendendo aos artistas de 13 aos 16 anos e a categoria Adulto, que terá participantes nas modalidades pintura – acrílica ou óleo sobre tela – com dimensões de 40×50 até 50×70, Desenho/Aquarela – trabalhos em papel ou tecido (com três cores ou mais). A autenticação das telas, folhas de papel e de tecidos será realizada no dia do evento, das 8h às 9h30, na tenda montada na Praça Orlando de Barros Pimentel, em frente ao Mercado das Artes. Início será às 9h40 e o encerramento às 16h. A categoria Estudante, que começa às 14h30, será realizada apenas no interior da tenda montada em frente ao Mercado das Artes e será de modalidade única: Desenho (preto e branco ou colorido). É importante ressaltar que é de responsabilidade do artista trazer todo material para a categoria em que participará, incluindo o cavalete. O julgamento dos trabalhos terá início às 17h.

O evento pretende ainda ressaltar o município. O artista poderá retratar localidades como Lagoa de Jacaroá, Ponta da Preguiça, Igreja de Ubatiba, Igreja de Nossa Senhora do Amparo, Igreja de São Pedro, Lagoa de Araçatiba, Lagoa da Divinéia, Lagoa de Zacarias, Barra de Maricá, paisagens, ruas e casas antigas do Centro da cidade, que possam ser identificadas por seus nomes.

As inscrições, que já estão abertas, estão sendo realizadas no CEU, situado na Rodovia Amaral Peixoto, km 28, na Mumbuca, e na Secretaria Municipal Adjunta de Turismo (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro). O primeiro colocado ganhará o Troféu Di Branco, homenagem em vida ao artista plástico que mora na cidade. Além dos troféus e medalhas, os três melhores receberão premiação em dinheiro com R$ 1 mil para o vencedor, R$ 700 (segundo), R$ 500 (terceiro) e R$ 200 para o primeiro colocado geral na Categoria Estudante.